As inscrições para os interessados nas unidades habitacionais (apartamentos) do Residencial Laranjeiras, no Jd. Manacá, promovido pelo Programa Nossa Casa do Governo do Estado de São Paulo, começaram nesta segunda-feira (25). Na semana passada, o prefeito Mario Botion e o secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, assinaram o convênio do programa.

As famílias interessadas devem se inscrever pelo site do programa estadual (www.nossacasa.sp.gov.br/Editais/Familias). O prazo de inscrições é até as 18h de 23 de abril. É necessário atender critérios para participar: renda familiar até três salários mínimos federais; ao menos um membro da família morar em Limeira, ou trabalhar em Limeira e morar em uma cidade vizinha; e não ser proprietário de imóvel nem ter sido contemplado em programas habitacionais.

Pela iniciativa, o Governo Estadual investirá R$ 1,5 milhão para subsidiar 121 apartamentos no Residencial Laranjeiras. Segundo informações da Prefeitura, o município disponibilizou o terreno para a construção do empreendimento em parceria com a iniciativa privada, que à época, estava avaliado em R$ 1,8 milhão.

Durante o Março Laranja, momento em que a conscientização contra o bullying nas escolas já ganha novo enfoque, prestar atenção às crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) é ainda mais necessário.Segundo o pesquisador de Autismo e Inclusão Lucelmo Lacerda, a dificuldade de estabelecer conexões e interações sociais, além do preconceito que muitos ainda têm com o autismo, cria situações de extrema vulnerabilidade para pessoas no espectro.

Por isso, ele alerta para a necessidade de cuidados redobrados na criação e na educação de crianças autistas.Lacerda é doutor em Educação, autista e pai de autista. Em entrevista para a Gazeta, ele esclareceu qual o papel de pais, professores e colegas na identificação e na prevenção do bullying, e como lidar com essas situações.

Confira:

Como o mês de março, dedicado à conscientização contra o bullying nas escolas, destaca a importância de prestar atenção às crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista)?
A literatura científica especializada classifica os estudantes com autismo como “vítimas perfeitas” do bullying, por vários motivos.Porque esses indivíduos têm dificuldades em termos de habilidades sociais, porque eles não têm sinais físicos que indicam essa condição, que é considerada uma deficiência. Então, quando você fala em bullying na escola, grande parte desses indivíduos são indivíduos autistas. Então há um interesse especial neste público quando o assunto é bullying.

Em seu livro, você menciona a extrema vulnerabilidade das pessoas no espectro autista devido às dificuldades de conexões sociais. Quais são os principais desafios sociais enfrentados por elas?
As características do autismo implicam que haja um prejuízo muito expressivo na reciprocidade socioemocional. E na comunicação não verbal. Então, quando a gente fala, quando a gente conversa, quando a gente interage, não é só o que é dito que importa, mas como é dito dos vários sinais sociais que são emitidos ali. Como pessoas autistas podem ter dificuldades com esses sinais, isso pode ser muito complicado, porque uma fala, por exemplo, que é irônica, que é sarcástica, ela pode ser entendida literalmente. Alguns estudantes autistas têm dificuldade inclusive com a própria linguagem, então isso pode amplificar todos esses prejuízos. E aí, quando você não entende essa intencionalidade, você fica mais submetido às situações em que haja malícia nessa relação, e aí vira um alvo muito grande, principalmente na adolescência, de brincadeiras jocosas e de agressões.

Qual é o papel crucial de pais, professores e colegas na identificação e prevenção do bullying contra crianças autistas?
Se a gente não contar com o coletivo, a gente não vai conseguir superar o bullying, né? A gente precisa que quando um bullying comece a perpetrar esse tipo de violência, as outras pessoas imediatamente, os outros estudantes imediatamente se recusem a participar dele. É quando esses outros alunos se dispõem a participar dele, é que ele se amplifica. A gente precisa que eles recusem, mais do que isso, a gente precisa que eles denunciem. A gente precisa também que os professores que vejam, que os pais que vejam denunciem, que os pais dos outros alunos trabalhem com seus filhos em relação a isso. A gente precisa, claro, também de uma política da escola de recepção dessas denúncias, um canal claro. Todo estudante deve saber quando há bullying qual é o canal apropriado para ele denunciar. Os professores também. E saber identificar. Então, a escola tem que fazer um trabalho muito sério para que todos esses agentes saibam identificar o que é uma situação de bullying para poder fazer essa denúncia.

Sua crítica à política de Inclusão Total nas escolas brasileiras destaca a precariedade do ensino regular. Como essa abordagem afeta crianças e adolescentes neurodivergentes?
Essa questão afeta todos, especialmente aqueles com neurodivergentes. Por quê? Porque os estudantes com desenvolvimento típico, quando a escola falha, eles têm mais recursos para correr atrás dessas lacunas que a escola não conseguiu cumprir porque não está trabalhando baseado na melhor evidência científica disponível. Estudantes com deficiência, em grande parte das vezes, não têm esses mesmos recursos. Eles precisam muito mais do apoio da escola. A probabilidade de, por exemplo, eles não serem alfabetizados, serem vítimas de bullying, não conseguirem desenvolver uma série de outros conhecimentos, de habilidades importantes para sua vida, é muito grande. E, se você considerar que a escola é o principal serviço público oferecido para essas crianças, então, o nosso desafio é muito grande.

Na prática, como a lacuna de aprendizagem nas escolas brasileiras, especialmente nas públicas, prejudica o desenvolvimento de crianças com necessidades especiais?
Bom, temos que entender que a escola é o único serviço muito precoce a que eles têm acesso, porque é muito difícil ter isso na saúde. É o único serviço intensivo, de grande calibre de horário, porque as intervenções para esse público só funcionam em grande calibre de horário. Na saúde, normalmente, você vai conseguir 15 minutos, uma vez por semana, quando muito. E é o único serviço que, de fato, cria condições também de desenvolvimento de habilidades sociais, ou seja, e que é realmente universalizado. Tem no Brasil inteiro. Todo mundo tem acesso. Ou seja, ele é o serviço por excelência mais fundamental na vida dessas pessoas. Então, todos os aprendizados de habilidades sociais, de desenvolvimento acadêmico e de desenvolvimento propriamente dito, que esse indivíduo poderia ter, ou ele vai ter na escola, ele não vai ter. É muito difícil ele ter em outro contexto. Então, o que a escola produz é ausência. É uma lacuna em todos esses aspectos.

Pode explicar a diferença entre Inclusão Total e Educação Inclusiva? E como essas abordagens se refletem na realidade escolar?
Do ponto de vista da inclusão total, o estudante precisa estar matriculado na escola, então o professor vai dar uma aula padronizada, mas uma aula que sirva para todos. Mas uma aula padrão. Ele não pode olhar para as especificidades individuais dos estudantes. Então, ele precisa fazer uma aula que seja diversa o suficiente. Acontece que nós não temos na literatura científica, em nenhum lugar do mundo, em termos de política pública, nenhuma descrição, nenhum experimento, nenhum estudo científico que tenha uma aula única, padronizada, que sirva para todas as pessoas, de toda a diversidade da humanidade. Embora a ideia seja boa, ela não existe. Enquanto a educação inclusiva pressupõe que, quando umestudante com deficiência está matriculado na minha sala, eu tenho que olhar para a sua especificidade, para a sua individualidade. E aí, eu trabalhar com essa individualidade, faço um plano educacional individualizado para ele. E aí eu vou dar o apoio que ele precisar. Pode ser pouco, pode ser médio, pode ser muito. E no caso do Brasil, apesar de a legislação acolher uma versão de educação inclusiva, na prática escolar, em grande parte dos documentos, a versão é da inclusão total. Então, é isso que está hegemônico. A ideia de que você simplesmente matricula o indivíduo, coloca na escola. E aí você tem um respeito pela diversidade e as coisas vão acontecer. E aí isso produz, claro, uma lacuna gigantesca.

Você destaca a importância das Práticas Baseadas em Evidências. Como essa abordagem científica pode melhorar a educação para crianças com deficiências?
Vejam, nós temos duas possibilidades. Ou nós vamos trabalhar com coisas que já foram testadas e aprovadas, ou nós vamos trabalhar com aquilo que a gente ia imaginar. A gente cria, a gente inventa e a gente vai implementar. Então é claro que se eu estou falando principalmente de pessoas com deficiência, pessoas em condição de vulnerabilidade, eu não tenho o direito de errar. Eu não tenho o direito de fazê-la de cobaia e de ficar testando. Entende? Então ele tem o direito de exigir que eu estude o suficiente para chegar lá fazendo aquilo que tiver a melhor evidência. É como se você vai num médico e você imagina que o médico vai inventar. Eu tenho 10 cirurgias aqui que eu gostaria de testar, então eu vou testar todas em você. É claro que não faz sentido, eu tenho que pegar a melhor cirurgia que existe para aquele caso e usá-la. Porque é direito desse indivíduo ter acesso ao melhor e na educação da mesma forma.

Diante dos desafios apresentados, quais são as soluções que você propõe para garantir um ensino especializado e eficaz para cada aluno?
Acho que nós temos duas questões. A primeira é garantir uma formação que seja baseada nessas perspectivas científicas. Então isso precisa mudar. Nós podemos mais ter uma formação que é baseada numa autoajuda que diz que se você respeitar a diferença, está tudo resolvido. Isso não é verdade, isso é falso e isso não está levando a gente a lugar nenhum. Então a gente precisa mudar e ao invés de a gente ter essas palestras de autoajuda no nosso circuito como professores com formação continuada, formação de serviço, que isso seja treinamento para implementar práticas com evidência. A segunda coisa é que isto não resolverá todas as questões, considerando que você tem um problema estrutural. Você tem um problema de pessoas, você tem um problema de estrutura física, você tem um problema de salas superlotadas. Então tudo isso são questões importantes que precisam ser endereçadas para a gente conseguir implementar adequadamente essas práticas. Elas não podem ser implementadas em um ambiente hostil.

Em "Crítica à Pseudociência em Educação Especial", você analisa diversas correntes na Educação Especial. Pode compartilhar algumas reflexões principais destacadas em sua obra?
Nessa obra o que eu faço é olhar para os documentos da educação especial no brasil e me perguntar esses documentos essas coisas que estão em vigor aqui no brasil elas seguem qual dessas linhas educação inclusiva inclusão total né e aí eles são partidários da inclusão total e mais do que isso quando a gente olha para o mundo o que que você vê o que você vê olhando para Europa né aí eu tenho um destaque no texto em relação a Finlândia como é que que acontece quando você olha para os estados unidos então é uma unanimidade que todos os lugares desenvolvidos trabalham com a perspectiva da educação inclusiva né então quando você compara o que se faz nos países que têm uma educação mais adequada e no brasil é chocante é absolutamente chocante né e quando. E percebe que no Brasil tudo aquilo que você faz, que se faz, já tem uma série de estudos científicos que já demonstraram que é totalmente ineficaz e ineficiente, é também uma questão chocante. Como é que você faz um monte de experimento? Você demonstra que o negócio não serve, não funciona, e aí a gente tem no Brasil país que tem na sua constituição um compromisso tão expressivo com os direitos humanos, você tem esse tipo de política, principalmente para esse público mais vulnerável, é realmente chocante.


Com cardápio recheado de ‘gilícias’, as encomendas de ovos de chocolate podem ser feitas até terça-feira (26)

A Giralda Doceira anunciou as novidades para a Páscoa 2024. A produção é a primeira realizada totalmente nas instalações da nova fábrica da loja em Limeira. São centenas de ovos produzidos diariamente para atender às encomendas com muita qualidade, dedicação e o mesmo amor de sempre.

Giralda e a mascote da campanha Bete trouxeram muito encanto, carisma e, claro, novidades para celebrar esse dia com uma dose extra de doçura. “Quando aquele cheirinho adocicado surge pelo ar, é sinal de que a dupla mais querida já chegou com a melhor Páscoa da vida”, destaca a loja. O prazo para encomendar termina na próxima terça, 26, às 19h.

“São ao todo 14opções de ovos de dar água na boca, feitos com o melhor chocolate e muito recheio. Os irresistíveis Ovos de Colher são lindos de ver e ainda melhores de comer. Em 2024, o cardápio inclui um dos lançamentos mais aguardados: o Ovo Frambolícia, com casca de chocolate ao leite, recheio de brigadeiro branco com geleia artesanal de framboesas, finalizado com chocolate branco e chocolate ao leite”, descrevem.

Os clássicos Ovos de Casca também marcam presença com 700g de muito recheio e sabor, como o favorito Wafer Duo. Também há opções para quem prefere uma experiência mais equilibrada, como o Ovo Maracujá, recheado com trufa de maracujá produzida com o suco natural da fruta.

Além disso, muitos sabores de mini-ovos todos os diasà pronta-entrega, com prêmios escondidos nas embalagens. A nova edição da promoção “Em Busca dos Ovos Dourados” tem mais de 200 prêmios giliciosos espalhados pelas lojas. “Ainda há muitos ovos dourados para serem descobertos, fique de olho”, convida.

 “Aproveite o fim de semana para escolher seus preferidos e garantir a melhor Páscoa da vida para você e sua família”, reforça. O cardápio completo de Páscoa no Instagram – @GiraldaDoceira, ou acesse o site e faça seu pedido diretamente: giraldadoceira.com.br/pascoa2024.

GIRALDA DOCEIRA – Limeira
Rua São João, 221
Segunda aSexta, das 12h às 19h
Sábado e Domingo, das 11h às 19h

GIRALDA DOCEIRA – Cordeirópolis
Rua 7 de Setembro, 261
Segunda a Sexta, das 11h às 18h
Sábado, das 9h às 18h

GIRALDA DOCEIRA – Piracicaba
Av. Independência, 2970
Terça a Sexta, das 12h às 19h
Sábado e Domingo, das 11h às 19h

GIRALDA DOCEIRA – Rio Claro
Avenida 29, 461
Terça a Sexta, das 12h às 19h
Sábado e Domingo, das 11h às 19h

Legenda: Ovo Frambolícia, com casca de chocolate ao leite
Legenda: Wafer Duo, com 700g de muito recheio e sabor

As novas tarifas entrarão em vigor a partir do dia 3


Os serviços postais realizados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Brasil passarão por reajuste de 4,39%, a partir do dia 3 de abril. A medida, que corresponde a correção da inflação conforme a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2023, foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (25), em uma portaria do Ministério das Comunicações.

A tarifa para envio de cartas e cartões postais nacionais de até 20 gramas (g) passará de R$ 2,45 para R$ 2,55, enquanto que a máxima, de 450g a 500g, passará de R$ 13,35 para R$ 13,80. O franqueamento autorizado de cartas (FAC) simples também foi reajustado podendo variar de R$ 2,27 a R$ 12,17, conforme o peso em gramas.

O telegrama nacional passará a ter valores diferenciados conforme a modalidade escolhida e custará R$ 10,74, via internet, R$ 12,96 para o serviço prestado por telefone e R$ 15,56, nos casos de contratação pré-paga nas agências. Para envio de malotes com grandes volumes calculados em quilos, e contratado por pessoa jurídica, é necessário consultar tabela de distância e peso disponibilizada no site dos Correios (https://www.gov.br/mcom/pt-br/acesso-a-informacao/transparencia-e-prestacao-de-contas/dados-de-entidades-vinculadas/servicos-postais).

Os envios internacionais serão cobrados por grupos de países separados por região, sendo cinco grupos: grupo1 (Argentina, Paraguai e Uruguai), grupo 2 (demais países da América do Sul), grupo 3 (Américas Central e do Norte), grupo 4 (Europa) e grupo 5 (Ásia e Oriente Médio, África e Oceania). E os valores poderão variar de R$ 4,30 a R$ 239,60, conforme o peso em gramas e o grupo do país para envio.

Assassinatos da vereadora e de seu motorista ocorreram em 2018


A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tem maioria de quatro votos para manter a prisão dos três suspeitos de planejarem o crime e mandarem matar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes. Os assassinatos ocorreram em 2018.

Os ministros Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Flávio Dino seguiram o voto do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo, que determinou a prisão preventiva dos três no domingo (24). Falta apenas o voto de Luiz Fux.

A ordem de prisão é analisada de modo virtual, os votos são depositados sem deliberação presencial. A sessão de julgamentos tem 24h e começou nos primeiros momentos desta segunda-feira (25), com previsão de encerramento às 23h59.

Além do relator, o único a ter apresentado um voto por escrito até o momento foi Dino. Ele escreveu que as prisões preventivas se justificam diante de um “ecossistema criminoso” que teria sido montado dentro do Poder Público para encobrir a autoria do crime.

Os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão, e o delegado da Polícia Civil Rivaldo Barbosa, foram detidos na manhã de domingo (24) durante a Operação Murder Inc e foram levados pela Polícia Federal para Brasília, onde chegaram por volta das 16h.

No caso de Chiquinho Brazão, que é deputado federal, a Constituição Federal prevê que sua prisão deve ser apreciada pelo plenário da Câmara dos Deputados, que poderá mantê-lo preso ou soltá-lo. A data da sessão ainda não foi anunciada, mas deverá ocorrer nos próximos dias.

A principal motivação do assassinato de Marielle e Anderson, revelada no relatório de investigação da PF, envolve a disputa em torno da regularização de territórios no Rio de Janeiro. Em coletiva de imprensa, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou que as investigações policiais levaram ao esclarecimento completo sobre quem são os mandantes dos crimes, além dos os executores e os intermediários.

Marielle e Anderson foram assassinados a tiros, em um cruzamento na região central do Rio de Janeiro, em março de 2018, enquanto se deslocavam de carro após uma agenda de trabalho.

Banhos de sol serão realizados de forma isolada

O ex-jogador Robson de Souza, Robinho, passou a primeira noite na Penitenciária 2 Dr. José Augusto Salgado, na cidade de Tremembé, interior paulista, em uma cela especial. Deverá permanecer em isolamento por cerca de uma semana, onde ficará em observação. Até mesmo os banhos de sol serão realizados de forma separada dos demais detentos. Após o período de adaptação padrão deverá ficar numa cela comum.

Ele chegou ao complexo penitenciário de Tremembé por volta da 1h desta sexta-feira, onde cumprirá pena de nove anos em regime fechado por estupro coletivo na Itália. Robinho foi preso no início da noite de ontem no prédio de apartamentos onde mora no bairro de Aparecida, cidade de Santos, litoral de São Paulo.

Depois foi encaminhado para uma audiência de custódia e exames no Instituto Médico Legal antes de ser encaminhado para a penitenciária. A cadeia de Tremembé é conhecida como a “penitenciária dos famosos”. Entre os detentos do local está Alexandre Nardoni, Cristian Cravinhos, Gil Rugai, o ex-médico Roger Abdelmassih entre outros.

A P2 abriga presos envolvidos em casos de grande comoção social. Tem capacidade para mais de 390 presos em regime semiaberto e fechado. As celas podem abrigar até oito presos. É integrante de um complexo penitenciário onde também está a prisão feminina, conhecida como P1, Santa Maria Eufrásia Pelletier. Nesse local estão presas como Suzane Richtofen, Elize Matsunaga e Ana Carolina Jatobá.

A prisão de Robinho ocorreu cerca de 24 horas depois de o Superior Tribunal de Justiça (STJ) validar a pena imposta ao ex-jogador pela justiça da Itália. Ele e outros cinco amigos participaram de estupro coletivo de uma mulher albanesa numa boate na cidade de Milão, em 2013. Ricardo Falco também foi condenado pela justiça italiana. Os outros quatro, apesar de terem sido denunciados pelo Ministério Público do país europeu, nem chegaram a ser julgados porque deixaram a Itália durante as investigações e não foram localizados pela justiça.

O advogado do ex-jogador, José Eduardo Alckmin, afirmou que recorrerá da decisão monocrático do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), dada no fim da tarde de ontem permitindo a prisão de Robinho. Ele quer que o pedido de habeas corpus seja julgado pelo plenário da suprema corte

Um estudo conduzido pelo Instituto Butantan revelou que a crotoxina, uma das toxinas presentes no veneno da cascavel (Crotalusdurissusterrificus), exerce efeitos moduladores sobre o sistema imunológico na presença do câncer, abrindo caminho para possíveis avanços na imunoterapia contra tumores.

A pesquisa, publicada na revista Toxins, em colaboração com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), demonstrou que a crotoxina estimula a ação de macrófagos, células de defesa do organismo, capazes de combater tumores com maior eficácia.

Camundongos portadores de câncer tratados com uma única dose da toxina apresentaram um aumento significativo na prevalência de macrófagos pró-inflamatórios, conhecidos como M1, responsáveis por destruir células tumorais. Esses resultados sugerem que a crotoxina pode ser uma ferramenta promissora na "reeducação" do sistema imunológico para combater o câncer.

O estudo também revelou que a administração da crotoxina levou à redução do volume do tumor e do número de células tumorais, especialmente quando aplicada em doses menores. Além disso, a toxina aumentou a produção de óxido nítrico pelos macrófagos, um importante mediador na defesa contra tumores.

Os pesquisadores destacam a importância desses achados na busca por novas terapias contra o câncer, ressaltando a necessidade de pesquisas adicionais para aprimorar a eficácia e reduzir possíveis efeitos tóxicos da crotoxina. “Este é o primeiro trabalho demonstrando como uma única administração de crotoxina interfere na reprogramação de macrófagos, favorecendo o perfil mais desejado quando há a instalação do tumor, pois controla eventos da progressão tumoral”, afirma Camila Lima Neves, primeira autora do trabalho, realizado durante o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências-Toxinologia do Instituto Butantan.

Neste fim de semana, o Teatro João Pacífico de Cordeirópolis receberá o espetáculo “I Foi Assim”. Com entrada gratuita, a peça musical é uma comédia, de autoria de José Carlos Pereira, dirigido por Denise Silva e direção musical de Evandro Gardezani dos Santos.

O espetáculo é ambientado em uma colônia de trabalhadores. A peça traz de forma leve e descontraída, com uma pitada de humor e muita música, um breve relato e questionamentos sobre a criação do mundo.

O elenco é composto por Ana Pereira, Angelo Ferreira, Antonella Trevisan, Carol Pereira, Gabriel Dalfré, Jose Borge, Juliana Alves, MaCarandina, Manu Moreira, Maria Fernanda Musico e Matheus Tenório. As apresentações acontecem hoje e amanhã às 20h

As tradicionais marchas, boleros e músicas brasileiras vão tomar conta da Praça do Coreto, em Artur Nogueira, no próximo domingo (24). A Banda Nico de Faveri, da Corporação Musical 24 de Junho, convida a população para prestigiar a apresentação. O evento é aberto ao público e acontece a partir das 19h30.

A Banda é composta por alunos e professores do Projeto Retreta. De acordo com o regente, Matheus dos Santos, os ensaios estão a todo vapor, com um repertório que promete animar o domingão. O evento conta com apoio da Prefeitura de Artur Nogueira.

O Coreto, onde será realizada a apresentação, também leva e homenageia o nome do Sr. Nico de Faveri.


Nesta sexta-feira (22), acontece a “Hora do Conto” com o Recanto das Histórias, na Biblioteca Municipal Professor João de Sousa Ferraz, às 14h. A ação é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura em parceria com a Secretaria de Educação.

As crianças poderão mergulhar no universo das histórias infantis com as contadoras: Mara Belo, Amanda Hergert e Priscilla Celestino. A Biblioteca Municipal está localizada no Parque Cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3442-6539.

A Secretaria de Cultura informa que a bilheteria do Teatro Vitória Emiliano Bernardo da Silva está agora operando em novos horários, visando melhor atender ao público. A partir de agora, a bilheteria estará aberta de terça-feira a sexta-feira, das 11h às 17h, proporcionando mais tempo para que os espectadores possam adquirir seus ingressos.

Nos sábados, o horário foi ampliado, funcionando das 9h às 14h, além de duas horas antes de cada apresentação do dia. Já aos domingos, a bilheteria estará disponível duas horas antes da primeira apresentação do dia. A exceção permanece para as segundas-feiras, em conformidade com o Art. 24º do Decreto 354/2015, quando o teatro permanecerá fechado.

Vale ressaltar que os ingressos também podem ser adquiridos online através do link: https://www.ticketfacil.com.br/busca.aspx?s=limeira.

Nesta sexta-feira (22), Diego Besou apresenta “Tô de Plantão 2”, no Teatro Vitória Emiliano Bernardo da Silva, às 20h. Os ingressos já estão à venda. A realização é do Teatro GT, com o apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.

Voltado para o público a partir de 14 anos, o stand-up traz um olhar sem igual para o mundo da saúde. Com uma experiência de mais de uma década dentro de hospitais, Diego Besou apresenta a vida de diferentes personagens em situações hilárias. O show utiliza o humor de forma inteligente, mostrando o lado humano e divertido das profissões da saúde, respeitando a importância e seriedade do trabalho realizado nessa área.

Os ingressos custam R$ 90 (inteira - plateia), R$ 45 (meia-entrada ou Clube GT - plateia), R$ 70 (inteira - mezanino) e R$ 35 (meia-entrada ou Clube GT - mezanino). Podem ser adquiridos no link https://www.ticketfacil.com.br/eventos/tv-diego-besou-to-de-plantao-2.aspx ou na bilheteria do teatro, de quarta a sexta-feira, das 11h às 17h.O Teatro Vitória fica na Praça Toledo de Barros, s/n - Centro.

A quinta edição do Flashback do CPP-Limeira está confirmada, o evento será em 4 de maio (sábado), a partir das 20h, no próprio salão do CPP. Os hits de sucesso do passado serão apresentados ao público por DJ Guina. Todas as edições foram bem-sucedidas, inclusive a última, realizada em outubro de 2023, recebeu mais de 250 pessoas.  

Para sócios, a entrada é gratuita mediante apresentação da carteirinha no dia e a retirada antecipada do convite no CPP. Aos não sócios, o lote inicial de convites custa R$15,00 cada (até 1º de abril); o segundo lote tem o valor de R$20,00 cada (02/04 até 15/04); terceiro lote: R$30,00 (16/04 a 04/05) e os convites na hora do evento (portaria): custam R$35,00.

Compra de convites (não sócios) e reserva de mesas pelos telefones: 19 3443 7583, 3453 0431 e 3449 8683. WhatsApp: 19 97108 6563 (somente mensagens).O salão do CPP-Limeira é na Rua Prof. Sólon Borges dos Reis, 191, Parque Campos Elíseos.

EXCURSÃO

O Turismo do CPP-Limeira tem excursão confirmada a Foz do Iguaçu (PR), o passeio será entre 12 e 16 de maio com hospedagem no Hotel Tarobá incluindo café da manhã. Valores: ao sócio aposentado o valor é R$650,00 (entrada - cheque) mais 10 parcelas de R$180,00 (cartão); ao sócio o preço é R$700,00 (entrada - cheque) mais 10 parcelas de R$180,00 (cartão); e aos não sócios o valor é R$900,00 (entrada - cheque) mais 10 parcelas de R$180,00 (cartão). Mais informações com Patricia (WhatsApp: 19 99519 0630) (segunda a sexta), das 8h às 12h e 13h às 17h.

A Páscoa deste ano terá uma programação especial no Pátio Limeira Shopping. No próximo sábado, dia 23, serão realizadas sessões gratuitas de caça aos ovos onde as crianças terão o desafio de percorrer o shopping em busca de pistas até encontrar um ovinho de Páscoa no final. As sessões acontecerão às 14h, 16h e 18h, com ponto de início próximo ao Outback. Para participar, basta fazer a inscrição pelo link que já está disponível na bio do Instagram do Pátio Limeira Shopping.
 
A tradicional chegada do coelhinho será neste domingo, 24 de março, a partir das 15h. Após o término do percurso, que será realizado pelas instalações do Shopping, o coelho fará uma sessão de fotos gratuita com as crianças próxima à Praça de Alimentação.
 
A programação especial continuará no próximo sábado, 30 de março, com oficinas de orelhinha de coelho, em parceria com a loja Criamigos. A atividade é gratuita e será realizada das 14h às 18h, na loja Criamigos, no piso superior.A Ri Happy também fará uma Caça aos Ovos dentro de sua loja. A atividade será no sábado, dia 30, das 11h às 14h, e no domingo, dia 31, das 14h às 17h. As vagas são limitadas e as inscrições poderão feitas no local.
 
O encerramento da programação será no domingo de Páscoa com distribuição de brigadeiro gourmet com dois sabores diferentes e vários acompanhamentos para os clientes. A ação acontece próximo à Praça de Alimentação, das 14h às 18h, gratuitamente, enquanto durar o estoque.

A Câmara dos Deputados aprovou, em votação simbólica, o projeto de lei que restringe a "saidinha", a saída temporária de presos em datas comemorativas, e veda a concessão em casos de crime hediondo ou cometido com violência ou grave ameaça. O texto vai a sanção ou veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A proposição prevê o direito apenas para detentos inscritos em cursos profissionalizantes ou que cursem os ensinos médio e superior, somente pelo tempo necessário para essas atividades. Apenas o PSOL protestou contra a matéria durante a votação simbólica.
O texto passou por alterações no Senado e foi aprovado como estava, suavizando a proposição inicial da Câmara, votada em agosto de 2022, quando indicava uma mudança mais drástica, com o fim integral da "saidinha", isto é, em qualquer possibilidade.


"As emendas do Senado pioraram o projeto. É importante que se diga isso: o texto que se estava na Câmara era muito mais restritivo", afirma Pedro Paulo (PSD-RJ), autor do projeto de lei.
Na legislação em vigor, a autorização é dada aos detentos que tenham cumprido ao menos um sexto da pena, no caso de primeira condenação, e um quarto, quando reincidentes. As "saidinhas" ocorrem até cinco vezes por ano e não podem ultrapassar o período de sete dias.
A proposta também prevê a exigência de exames criminológicos para a progressão de regime penal e o monitoramento eletrônico obrigatório dos detentos que passam para os regimes semiaberto e aberto. O exame avalia "autodisciplina, baixa periculosidade e senso de responsabilidade".
O texto é de relatoria de Guilherme Derrite (PL-SP), que licenciou-se do cargo de secretário de Segurança Pública de São Paulo temporariamente para voltar à função de deputado federal e acompanhar a votação da proposição, uma de suas principais pautas no Congresso.
Ele também foi o relator da matéria quando a Câmara inicialmente aprovou a pauta, em 2022. Derrite se reuniu com Lira ao longo de março para assegurar a aprovação ainda no primeiro trimestre do ano. "Isso não vai resolver o problema da Segurança Pública completamente, mas é um importante passo, é o primeiro passo", afirma Derrite. Ele agradeceu ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, por liberá-lo por duas semanas para poder acompanhar a aprovação do projeto.


Temendo uma vitória com ampla margem pelo fim da saidinha, o governo, assim como fez no Senado, não orientou voto sobre o tema. "Não é uma matéria de governo e nem o governo vai se envolver nisso, é uma matéria do Legislativo", diz José Guimarães (PT-CE), líder do grupo na Câmara.
Alguns petistas, porém, manifestaram posicionamento a favor da "saidinha". Erika Kokay (PT-DF) diz que a restrição é fruto de um "punitivismo que não dá respostas para a sociedade". "A lógica que impõe aqui é de recrudescimento penal de um punitivismo que não dá respostas para a sociedade", afirma. "A emenda do Senado melhora a proprosição, mas ainda assim, não dá "

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