Junho Violeta: Respeito não tem Idade
Queridos leitores, o mês de
junho é marcado pela cor violeta, símbolo da conscientização sobre a violência
contra a pessoa idosa. A data mais importante desta campanha é o dia 15 de
junho, reconhecido mundialmente como o Dia de Conscientização da Violência
contra a Pessoa Idosa.
Quando falamos em violência,
muitas pessoas pensam apenas em agressões Físicas. Mas existem as agressões Psicológica,
que envolvem ameaças, humilhações, isolamento social e infantilização; Financeira
ou Patrimonial, com apropriação ou uso indevido dos rendimentos e bens do
idoso; Negligência e Abandono, com falta de cuidados básicos (higiene, saúde,
medicamentos) e ausência de amparo familiar. O abuso sexual também se enquadra
nesta lista.
Existem vários canais de
denúncias, que podem ser anônimas, sendo o mais conhecido o Disque 100, que é a
Central Nacional de denúncias de Direitos Humanos. Em emergências, evidentemente,
devemos acionar a Polícia Militar pelo número 190.
Quero chamar a atenção também
para uma forma de violência muito mais silenciosa, às vezes velada e frequente:
o etarismo.
O etarismo é o preconceito
baseado na idade. Ele acontece quando uma pessoa é julgada, desvalorizada ou
excluída simplesmente pela característica da idade. No caso do idoso, por ser uma
pessoa mais velha. O etarismo está presente, por exemplo, em frases
aparentemente inofensivas, na dificuldade de acesso ao mercado de trabalho, na
exclusão social, no desrespeito às opiniões dos idosos e até mesmo na falsa ideia
de que envelhecer significa perder valor para a sociedade.
Vivemos um momento histórico.
Nunca houve tantas pessoas idosas no mundo. Graças aos avanços da medicina, da
vacinação, da alimentação e das condições de vida, estamos vivendo mais. Porém,
não basta acrescentar anos à vida; é necessário acrescentar vida aos anos.
O envelhecimento não deve ser
encarado como um problema, mas como uma conquista. Cada cabelo branco carrega
experiências, histórias, aprendizados e contribuições que ajudaram a construir
a sociedade que temos hoje.
Como médico geriatra,
acompanho diariamente idosos ativos, participativos e capazes de contribuir
enormemente com suas famílias e comunidades. Vejo também o sofrimento daqueles
que são tratados como invisíveis, ignorados ou infantilizados apenas por causa
da idade.
Combater o etarismo é uma
responsabilidade de todos nós. Significa respeitar a autonomia do idoso,
valorizar sua participação nas decisões familiares, garantir acesso à saúde, à
cultura, ao lazer e reconhecer sua importância social.
O Junho Violeta nos convida a
refletir sobre a forma como enxergamos o envelhecimento. Afinal, se tivermos o
privilégio de viver bastante, todos nós chegaremos à velhice. A pergunta que
fica é: que tipo de sociedade queremos encontrar quando esse dia chegar?
Que a cor violeta deste mês não seja apenas um símbolo, mas um lembrete permanente de que respeito, dignidade e valorização da pessoa idosa devem estar presentes durante todos os dias do ano. Tenham todos uma boa semana.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login