Foto de capa da notícia

Junho Violeta: Respeito não tem Idade

Queridos leitores, o mês de junho é marcado pela cor violeta, símbolo da conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa. A data mais importante desta campanha é o dia 15 de junho, reconhecido mundialmente como o Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Quando falamos em violência, muitas pessoas pensam apenas em agressões Físicas. Mas existem as agressões Psicológica, que envolvem ameaças, humilhações, isolamento social e infantilização; Financeira ou Patrimonial, com apropriação ou uso indevido dos rendimentos e bens do idoso; Negligência e Abandono, com falta de cuidados básicos (higiene, saúde, medicamentos) e ausência de amparo familiar. O abuso sexual também se enquadra nesta lista.

Existem vários canais de denúncias, que podem ser anônimas, sendo o mais conhecido o Disque 100, que é a Central Nacional de denúncias de Direitos Humanos. Em emergências, evidentemente, devemos acionar a Polícia Militar pelo número 190.

Quero chamar a atenção também para uma forma de violência muito mais silenciosa, às vezes velada e frequente: o etarismo.

O etarismo é o preconceito baseado na idade. Ele acontece quando uma pessoa é julgada, desvalorizada ou excluída simplesmente pela característica da idade. No caso do idoso, por ser uma pessoa mais velha. O etarismo está presente, por exemplo, em frases aparentemente inofensivas, na dificuldade de acesso ao mercado de trabalho, na exclusão social, no desrespeito às opiniões dos idosos e até mesmo na falsa ideia de que envelhecer significa perder valor para a sociedade.

Vivemos um momento histórico. Nunca houve tantas pessoas idosas no mundo. Graças aos avanços da medicina, da vacinação, da alimentação e das condições de vida, estamos vivendo mais. Porém, não basta acrescentar anos à vida; é necessário acrescentar vida aos anos.

O envelhecimento não deve ser encarado como um problema, mas como uma conquista. Cada cabelo branco carrega experiências, histórias, aprendizados e contribuições que ajudaram a construir a sociedade que temos hoje.

Como médico geriatra, acompanho diariamente idosos ativos, participativos e capazes de contribuir enormemente com suas famílias e comunidades. Vejo também o sofrimento daqueles que são tratados como invisíveis, ignorados ou infantilizados apenas por causa da idade.

Combater o etarismo é uma responsabilidade de todos nós. Significa respeitar a autonomia do idoso, valorizar sua participação nas decisões familiares, garantir acesso à saúde, à cultura, ao lazer e reconhecer sua importância social.

O Junho Violeta nos convida a refletir sobre a forma como enxergamos o envelhecimento. Afinal, se tivermos o privilégio de viver bastante, todos nós chegaremos à velhice. A pergunta que fica é: que tipo de sociedade queremos encontrar quando esse dia chegar?

Que a cor violeta deste mês não seja apenas um símbolo, mas um lembrete permanente de que respeito, dignidade e valorização da pessoa idosa devem estar presentes durante todos os dias do ano. Tenham todos uma boa semana.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login