Foto de capa da notícia

Nova plataforma ultramoderna da GWM dará origem a 50 carros em cinco anos

GWM One. Esse é o nome da inédita plataforma criada pela marca chinesa que será a base de 50 veículos (de sete segmentos distintos) nos próximos cinco anos. O ponto alto da nova estrutura é a versatilidade.

De acordo com a marca chinesa, a base pode receber cinco tipos de motorização: combustão, híbrido pleno (HEV), híbrido plug-in (PHEV), elétrico e célula de combustível a hidrogênio (FCEV). A GWM acredita que a plataforma poderá reduzir até 30% de custos em pesquisa, além de encurtar o tempo desenvolvimento.

Chamada na China de Guiyuan, o nome foi escolhido por meio de uma votação pública promovida. A denominação, que combina as palavras "Gui" (retorno) e "Yuan" (origem), simboliza "o retorno à essência da engenharia e às bases tecnológicas que sustentam a criação de valor na indústria automotiva", segundo a Great Wall Motors.

A arquitetura usa a lógica modular, na qual sistemas de hardware, motor/câmbio e softwares são organizados em blocos padronizados e reutilizáveis. Este padrão, segundo a GMW, permite uma potencial escalabilidade industrial e maior capacidade de personalização dos veículos conforme as necessidades de cada mercado.

A parte eletrônica, que também faz parte da nova arquitetura, incorpora o primeiro agente inteligente automotivo com IA integrada. A inteligência é capaz de atuar de forma integrada nos sistemas do motor, chassi, interior e ADAS, que tem a capacidade de "aprendizagem" contínua e tomada de decisão em tempo real.

SUV híbrido será o primeiro

A GWM também revelou o primeiro modelo desenvolvido com a plataforma One. É um gigantesco SUV híbrido plug-in com mais de 5,30 metros de comprimento e capacidade para seis pessoas. Segundo o site Car News China, o modelo deve se chamar Wey Hujue

Cotado para ser um inédito modelo da submarca Wey, o utilitário terá arquitetura elétrica de 800 V, autonomia total de 1.300 km (no padrão chinês) e consumo de 15,9 km/l com bateria está descarregada. O conjunto entregará ainda um zero a 100 km/h na casa dos 4 segundos e uma autonomia elétrica de 363 km.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login