Foto de capa da notícia

Escolas estaduais oferecem almoço nas férias

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) iniciou nesta segunda-feira (5) ao almoço nas férias. As unidades escolares estarão abertas para garantir o almoço aos estudantes da rede estadual durante o mês de janeiro.

A iniciativa atenderá os alunos de 5 a 30 de janeiro, de segunda a sexta-feira, com as refeições servidas entre 11h e 13h30. O almoço nas férias contempla as escolas que possuem gestão centralizada de alimentação (onde a Seduc-SP é responsável direta pela contratação de cozinheiras e compra de insumos).

“O cardápio das férias de janeiro segue o cuidado com os grupos nutricionais oferecidos às crianças, adolescentes e adultos que estudam na rede. No recesso do meio do ano, em julho, foram servidas nove mil refeições em todas as regiões do estado”, afirma o secretário da Educação, Renato Feder. 

A medida visa garantir a segurança alimentar dos alunos mesmo durante o recesso escolar, utilizando a estrutura das unidades para oferecer refeições preparadas de acordo com a demanda registrada pelos responsáveis até o mês de dezembro.

Ao longo do mês de férias, os nutricionistas da Educação mantêm as orientações às equipes das escolas de um cardápio com opções balanceadas. Participam da iniciativa unidades em municípios com distribuição “centralizada”. Ou seja, com contratos de cozinheiras e compras de insumos diretamente sob responsabilidade do governo estadual.

As cozinheiras da rede estadual podem se inspirar nos preparos premiados no Concurso de Receitas das Cozinheiras Escolares. O e-book “Sabores Paulistas reúne as 83 receitas vencedoras da primeira edição do concurso e todas elas foram feitas com base nos ingredientes disponíveis na despensa das unidades de ensino. O material está disponível gratuitamente on-line e a versão impressa já começou a ser distribuída para as 91 unidades regionais de ensino e para as 5.000 escolas estaduais.

Matrículas

O mês de janeiro também é o período para fazer a matrícula  — para quem hoje estuda em escolas particulares, em outros estados ou quer retornar às salas de aula — e conferir o resultado da pré-matrícula e do pedido de transferência de unidade realizado em setembro. O cadastro e a consulta podem ser feitos na SED (em “consulta pública de matrícula”), nos postos do Poupatempo ou nas escolas. Alunos que estão na rede paulista em 2025 têm a vaga garantida e renovada automaticamente para o próximo ano. A volta às aulas está marcada para 2 de fevereiro.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login