Foto de capa da notícia

Inter inicia hoje a batalha contra o Marcílio Dias

Haja coração. À partir de agora qualquer erro pode ser fatal. A Internacional enfrenta o perigoso Marcílio Dias, às 19h, no Estádio Hercílio Luz, em Itajaí, Santa Catarina.

Trata-se do jogo de ida do mata-mata da segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D. O Gigantão das Avenidas como é chamado esse caldeirão, receberá seis mil torcedores esta noite.

A volta será no próximo sábado, às 16h, no Limeirão. Não existe vantagem, ou seja, se der empate no placar agregado a decisão da vaga será nas penalidades máximas. Quem passar deste confronto enfrentará nas oitavas de final o ganhador de Rio Branco/ES x Luverdense/MT.

Essa é a quinta vez que a Inter disputa a Série D e a terceira vez consecutiva que chega ao mata-mata. Em 2023, com Júnior Rocha no comando, o Leão foi eliminado pelo Caxias ao perder no Limeirão por 1 a 0 e empatar no Sul por 1 a 1.

No ano passado, o acesso bateu na trave. A Veterana eliminou na segunda fase o Avenida/RS nos pênaltis, após dois empates: 0 x 0 no Sul e 1 x 1 no Limeirão.

Depois, passou pelo Nova Iguaçu nas oitavas de final, empatando sem gols em casa e vencendo no Rio de Janeiro por 1 a 0, gol de Rhuan.

Nas quartas de final, valendo acesso, a Inter perdeu para o Maringá por 1 a 0, no Limeirão e empatou por 1 a 1, no Paraná, dando adeus ao tão sonhado acesso.

A Internacional viajou tranquila e confiante para Itajaí. Ademir Fesan conhece como poucos o adversário. No comando do Santa Catarina no primeiro semestre, levou a melhor nas duas ocasiões no Campeonato Catarinense. Inclusive, tirou o Marcílio Dias das quartas de final com uma vitória por 2 a 0, com direito a gol do volante Clebinho, hoje na Inter.

O Leão fez uma grande fase inicial. Dos 14 jogos, venceu nove, empatou três e perdeu apenas duas vezes (2 x 0 Cascavel e 1 x 0 Goiatuba).

Chegou na rodada final com a melhor campanha no geral, entre 64 clubes, mas usou os reservas e tropeçou para o Goiatuba, em casa, sendo superado por Aparecidense/GO e ASA.

Fesan terá todos os titulares à disposição. O atacante Lucas Douglas se recuperou de um entorse no tornozelo esquerdo, mas como não treinou durante a semana, corre o risco de perder seu lugar para o estreante Matheus Guimarães, de 23 anos e 1m82, que veio do Azuriz/PR - em 24 jogos, marcou seis gols na temporada.

No meio de campo, o experiente Galvan, ex-São Paulo, Real Madrid e Santos pode começar como titular. O jogador estava no Azuriz, do Paraná, onde disputou a primeira fase da Série D.

A torcida deposita todas as suas fichas em Miguel Bianconi. O centroavante está invicto no ano, com 16 jogos. Ou seja, não esteve em campo nas duas derrotas alvinegras. Já são 10 gols com a camisa leonina.

A Inter jogará pela quinta vez em Santa Catarina na sua história. O retrospecto até aqui é de duas vitórias (2 x 1 Joinville e 3 x 1 Avaí), um empate (0 x 0 Criciúma) e apenas uma derrota (3 x 0 Joinville).

O Marcílio Dias se reforçou trazendo Lucas Silva, ala do Carajás/PA e ex-Mirassol e o centroavante Diego Ceará, goleador do Sousa/PB.

A grande preocupação por parte da Inter é a arbitragem. A CBF escalou o desconhecido Leonardo Willers Lorenzatto para conduzir esse jogo tão importante e ainda por cima, sem VAR.

Os números deste mato-grossense de 33 anos assustam: 34 cartões amarelos e quatro vermelhos em apenas cinco jogos no ano, sendo que nenhum deles pelas Séries A e B. No meio de semana foi quarto árbitro de Inter/RS 1 x 2 Fluminense pela Copa do Brasil.

 

Números

O Marcílio Dias se classificou em quarto lugar no Grupo A-8, com 21 pontos. Dos 14 jogos, venceu cinco, empatou seis e perdeu três. Marcou 17 gols e sofreu 15, saldo de 2. Ficou atrás de Barra/SC e São José/RS, com 26 pontos e do Joinville, que somou os mesmos 21 pontos, porém teve uma vitória a mais (6 x 5).

No Campeonato Catarinense, o Marcílio Dias terminou a primeira fase na sétima posição, com 14 pontos, seis atrás do líder Criciúma. Em 11 jogos, venceu apenas três, empatou cinco e perdeu três vezes. Marcou 8 gols e sofreu 9, saldo negativo de um gol. Nas quartas de final, em jogo único, foi eliminado pelo Santa Catarina.

Se contarmos apenas os jogos em casa neste ano, o Marcílio Dias só foi derrotado uma única vez: 2 a 1 para o Brasil de Pelotas, pela Série D.

No Estadual do primeiro semestre foram cinco jogos como mandante, com três vitórias e dois empates. E só sofreu um gol, que foi na vitória sobre o Figueirense por 2 a 1.

Já na Série D, dos sete jogos em casa, o Marcílio Dias venceu quatro, empatou dois e só perdeu para o Brasil. O técnico é o experiente Waguinho Dias.

No elenco, três jogadores passaram pela Inter, são eles o volante Marquinhos (114 jogos e 8 gols de 2017 a 2019), o também volante Júlio Rush (28 jogos entre 2021 e 2022) e o atacante Lucas Batatinha (10 jogos e 1 gol contra o Santos, na Vila Belmiro, no Paulistão de 2021).

A Internacional por sua vez, disputará seu 14º jogo como visitante neste ano. Seu aproveitamento é de 46%. Foram quatro vitórias, seis empates e três derrotas. Marcou 14 gols e sofreu 12.

Os tropeços foram para a Portuguesa por 2 a 0, no Pacaembu e Velo Clube por 2 a 1, no Benitão, pelo Paulistão, e diante do Cascavel por 2 a 0, no Paraná.

A Inter não venceu um jogo no Estadual, nem dentro e nem fora de casa. As vitórias como visitante na Série D foram diante do Goiatuba na estreia (3 x 1), Operário/MS (1 x 0), Monte Azul (1 x 0) e Uberlândia (3 x 0).

Um detalhe que chama a atenção. A Inter tem a melhor defesa da Série D, com apenas sete gols sofridos. Dos sete jogos como visitante no Brasileiro, em cinco a defesa não foi vazada: 0 x 0 Cianorte, 1 x 0 Operário/MS, 0 x 0 Itabirito, 1 x 0 Monte Azul e 3 x 0 Uberlândia.

 

Marcílio Dias x Internacional

Marcílio Dias - Anderson; Victor Guilherme, Claudinho, Luan e Jefferson; Gerson, Luis Felipe, Rafael Oller e Luís Fabiano; Lucas Batatinha e Gustavo (Diego Ceará). Técnico - Waguinho Dias.

Internacional - Saulo; Breno Santos, Lucas Santos, Frazan e Kaio Cristian; Clebinho, Albert e Galvan; Antônio Gabriel, Miguel Bianconi e Lucas Douglas (Matheus Guimarães). Técnico - Ademir Fesan.

Árbitro - Leonardo Willers Lorenzatto (MT)

Assistentes - Gislan Antônio Garcia da Silva e Geovânio Lima da Silva (ambos de MT)

Local - Estádio Hercílio Luz, em Itajaí, Santa Catarina, às 19h.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login