Foto de capa da notícia

BRK adota inteligência artificial para localização de vazamentos em Limeira



A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, deu início há um mês à utilização do 4 Fluid móvel, uma tecnologia inovadora que reforça a atuação da equipe de combate a perdas na cidade. O objetivo é aumentar a eficiência na identificação de vazamentos não visíveis nas redes de abastecimento, tornando as operações mais ágeis e assertivas. O índice de perdas do município é um dos mais baixos do Brasil e contribuiu significativamente para o resultado de 2025 do Ranking do Saneamento, no qual Limeira ocupa a segunda colocação.

 

O município conta atualmente com mais de 108 mil ligações de água e 1.200 quilômetros de redes distribuídas em 77 Distritos de Medição e Controle (DMCs). Para dar suporte a essa estrutura, a concessionária possui uma equipe dedicada à pesquisa ativa de vazamentos, que realiza um trabalho preventivo essencial para a redução de perdas. Até então, esse processo era feito por meio de haste mecânica, exigindo maior experiência dos técnicos na identificação dos ruídos e possíveis vazamentos.

 

Com o 4 Fluid móvel, o procedimento ganha em produtividade. O equipamento utiliza uma haste eletrônica que grava ruídos por 10 segundos, enviando as amostras para uma inteligência artificial capaz de classificá-las como potenciais vazamentos ou não. Após a análise, os dados são automaticamente enviados para a nuvem e organizados em um dashboard, que concentra informações como pontos suspeitos, número de coletas realizadas, confirmações de vazamentos e reparos efetuados.

 

Segundo a BRK, quanto mais registros são analisados, mais inteligente o sistema se torna, aumentando a assertividade. O encarregado da equipe recebe os alertas e direciona o geofone (aparelho usado na atividade) apenas para os pontos com potencial de vazamento, agilizando o trabalho em campo. Assim, a concessionária amplia a quantidade de quilômetros de redes percorridas por dia e, consequentemente, a identificação e reparo de ocorrências, o que contribui diretamente para a redução do índice de perdas em Limeira.

 

“Essa tecnologia vem para somar ao trabalho já realizado pela equipe de perdas, oferecendo maior precisão e rapidez no atendimento. O equipamento permite que nossas ações sejam mais efetivas, gerando ganhos tanto para a operação quanto para a população, que se beneficia de um sistema de abastecimento mais eficiente e sustentável”, explica Alexandre Leite, gerente de operações da BRK em Limeira.

 

Avanços no combate às perdas

Limeira fechou 2024 com um índice de perdas de água tratada de 19,73%, um avanço significativo quando comparado ao início da concessão, quando o índice era de 45%.

 

Apenas em 2024, foram economizados 5.281.959 m³ (5,2 bilhões de litros) de água, o suficiente para abastecer toda a população do município (291.869 pessoas, segundo o IBGE) por aproximadamente três meses.

 

Limeira atinge nota máxima em combate à perda

De acordo com a 17ª edição do ranking do Instituto Trata Brasil, que considera dados do SINISA de 2023, Limeira atingiu nota máxima em três indicadores de perdas - por ligação, no faturamento e na distribuição - sendo hoje um dos municípios brasileiros que menos perde água. O índice do munícipio segue muito abaixo da média nacional de 40,3%.

 

Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a concessionária pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas por dia. Também é possível falar pelo WhatsApp (11) 9 9988-0001, de segunda a sexta, das 8h às 20h.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login