
Indústria lidera contratações na região no primeiro semestre
Limeira está no topo da lista regional e registra o maior saldo de empregos
O setor industrial foi o principal motor da geração de empregos formais em quatro das cinco cidades da região no primeiro semestre de 2025. Os dados, apurados são do novo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e eles apontam uma retomada consistente da atividade econômica, impulsionada principalmente pelos polos industriais.
Iracemápolis registrou saldo positivo de 74 contratações com carteira assinada no mês, seguida por Artur Nogueira (54) e Cordeirópolis (34), todas beneficiadas pelo desempenho da indústria local. Engenheiro Coelho foi a única exceção: o comércio liderou as admissões, com 31 novas vagas, enquanto a indústria ficou em segundo lugar.
No topo do ranking regional está Limeira, que obteve o maior saldo de contratações — 101 no total. O município atribui o bom desempenho ao dinamismo do setor privado, com destaque para um crescimento superior a 12% em relação ao mesmo período de 2024.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL), Dr. Valmir Martins, conversou com a Gazeta de Limeira e destacou que os números reforçam a vocação industrial de Limeira e demonstram a capacidade do setor produtivo de gerar oportunidades e movimentar a economia local. Esse crescimento é ainda mais significativo por ocorrer em um cenário desafiador, marcado por juros altos e elevada carga tributária. “Mesmo diante dessas dificuldades, os empresários locais mostram resiliência e espírito empreendedor. O avanço é resultado da qualificação da mão de obra, da força do nosso arranjo produtivo e da diversidade de segmentos desde os tradicionais, como joalheria e metalmecânico, até áreas mais recentes”, revelou.
Para a ACIL, esses dados são motivo de otimismo. Indicam que estamos no caminho certo e que é possível avançar ainda mais, desde que continuemos investindo em inovação, capacitação e políticas que estimulem a competitividade e a atração de novos negócios. A expectativa é de um futuro promissor, com reflexos diretos na geração de empregos e no fortalecimento do comércio e dos serviços.”
Força da indústria reafirma protagonismo regional
Os números reforçam o papel estratégico da indústria na criação de vagas e na movimentação da economia regional. A tendência de crescimento sugere um ambiente mais propício a investimentos e à expansão do mercado de trabalho, mesmo em um cenário nacional que ainda exige cautela.
No Brasil, a indústria ocupa a terceira posição em número de contratações. O setor de serviços lidera o ranking, com mais de 50 mil novas admissões.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login