
Limeira está entre as cidades mais competitivas do Brasil
Limeira conquistou uma posição de destaque no Ranking de competitividade dos municípios 2025, divulgado pelo Centro de Liderança Pública. O estudo anual avalia a qualidade da gestão pública em 418 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, com base em diversos indicadores como sustentabilidade fiscal, inovação, dinamismo econômico, saneamento, entre outros fatores que impactam diretamente a vida da população.
Neste ano, Limeira subiu 12 posições no ranking geral e alcançou a 24ª posição e é a 16ª cidade mais competitiva do Estado de São Paulo, consolidando-se como referência em administração pública eficiente e comprometida com o desenvolvimento sustentável. Os dados mostram também o município apresentou avanços expressivos em áreas estratégicas, avançou 141 posições no pilar de qualidade da saúde e melhorou 4 posições no quesito funcionamento da máquina pública.
Campinas está na 6 ª posição, em seguida vem Indaiatuba, Limeira, Piracicaba e Paulínia que também figuram entre os municípios mais competitivos do país e reforçam a força regional e estadual em boas práticas de gestão pública.
Diferentemente do setor privado, a competitividade entre municípios não implica concorrência direta, mas reflete a capacidade das administrações locais de formular e executar políticas públicas eficazes, que promovam o bem-estar social, atraiam investimentos e elevem a qualidade de vida da população. Quanto mais competitivo é um município, mais eficiente ele tende a ser na entrega de serviços, infraestrutura e oportunidades à população.
O estudo utiliza 13 pilares temáticos para analisar o desempenho dos municípios. São eles: sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento, meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano, telecomunicações. Esses indicadores permitem uma análise profunda da capacidade de gestão, planejamento e entrega de resultados dos governos locais.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login