Foto de capa da notícia

Lei contra racismo no esporte é aprovado em Limeira

A Câmara Municipal de Limeira aprovou, na última sessão ordinária o Projeto de Lei nº 154/2025, apresentado pela vereadora Isabelly Carvalho. A proposta, aprovada por meio do Substitutivo nº 42/2025, institui a Política Municipal “Vini Jr.” de Combate ao Racismo nos Espaços Esportivos. O texto determina a criação de ações educativas e preventivas em estádios, ginásios e arenas, tanto públicos quanto privados com o objetivo de promover uma cultura esportiva livre de discriminação racial.

Inspirada na chamada “Lei Vini Jr.”, sancionada no estado do Rio de Janeiro em julho de 2023, a iniciativa faz referência ao jogador Vinícius Júnior, atleta brasileiro que se tornou símbolo internacional da luta contra o racismo após ser vítima de ataques em estádios da Europa.

Segundo Isabelly, a proposta busca consolidar políticas públicas locais de combate ao racismo institucional e estrutural. “Vivemos em um país historicamente marcado por desigualdades raciais. É fundamental que os municípios também assumam o protagonismo nessa luta, promovendo conscientização, prevenção e responsabilização”, afirmou a vereadora.

A nova política municipal prevê a realização de campanhas educativas permanentes antes e durante os eventos esportivos, além da divulgação dos canais oficiais de denúncia, com destaque para o programa SP Contra o Racismo, previsto na Lei Estadual nº 14.187/2010. Também determina a afixação de cartazes informativos sobre direitos e procedimentos de denúncia, a interrupção imediata dos eventos esportivos em caso de manifestações racistas, sem prejuízo das sanções civis, penais e desportivas cabíveis, e a divulgação de políticas públicas de atendimento às vítimas de racismo e outras formas de violência.

Em entrevista à Gazeta de Limeira, Isabelly afirmou que a medida representa um passo importante para tornar o esporte mais democrático. “Esta lei é um instrumento a mais para a democratização dos esportes e fundamental para o combate ao racismo e a outras violências, tanto explícitas quanto estruturais, que ainda persistem na sociedade e no mundo esportivo”, declarou.

Com a aprovação na Câmara, o projeto segue agora para sanção do Executivo. Caso seja sancionada, Limeira se tornará mais uma cidade do interior paulista a adotar uma legislação específica voltada à prevenção e ao enfrentamento do racismo em espaços esportivos. Como ocorreu em Cordeirópolis, município pioneiro ao aprovar a Lei em março de 2024, de autoria do vereador Diego Fabiano de Oliveira, que também instituiu medidas de combate ao racismo nos ambientes esportivos do município.


Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login