Foto de capa da notícia

Secretário de Educação de Limeira promete resolver problemas nas escolas até 2026

A Comissão de Educação e Ciências da Câmara Municipal de Limeira recebeu na última semana o secretário de Educação, AntonioMontesano Neto, para a reunião mensal de prestação de contas. Entre os temas discutidos estavam falta de material escolar e de limpeza, contratação de servidores, escolas em tempo integral, transporte escolar e o cursinho Colmeia. Montesano garantiu que todos esses problemas serão resolvidos até o ano que vem.

O secretário falou sobre os projetos da Secretaria de Educação. Ele disse que pretende ampliar o ensino em tempo integral, resolver a fila das creches até o fim do ano, construir duas novas escolas e que os materiais que estavam em falta já estão chegando. Montesano também informou que um concurso público será aberto em breve e que há um planejamento de corte de gastos e reorganização na rede escolar.

Sobre o transporte escolar, Montesano afirmou que não recebeu reclamações sobre a qualidade dos ônibus. Ele reconheceu que quebras esporádicas acontecem, mas são resolvidas. Com o fim do contrato com a Sancetur, alguns problemas surgiram, mas ele acredita que, no próximo ano, com um novo convênio com o Estado, a situação será normalizada.

Quanto à falta de material escolar, Montesano explicou que, no final do ano, a ausência de alguns itens é comum. As escolas podem usar um valor disponibilizado pela Prefeitura para pequenas compras. O processo de aquisição para o próximo ano já foi autorizado, e todos os alunos terão material escolar garantido. Sobre a limpeza, ele assegurou que não há falta de produtos.

O secretário anunciou ainda três modelos de ensino em tempo integral, incluindo aulas complementares na própria escola ou em locais próximos e um modelo misto, com dias em tempo integral e outros em período normal. Ele também disse que está abrindo chamamento público para atividades complementares e busca integração com outras secretarias.

Sobre a contratação de funcionários, Montesano explicou que está reorganizando cargos e solicitou a substituição de 32 monitores exonerados. Um concurso público será realizado em breve.

O cursinho Colmeia, em parceria com a Unicamp, não será encerrado. Montesano informou que a renovação do contrato já foi encaminhada ao prefeito Murilo Félix e que acompanha dados sobre aprovação e evasão para melhorar o programa.

A Comissão de Educação da Câmara fiscaliza assuntos relacionados à educação, avalia projetos da rede municipal e políticas públicas para alunos, professores e servidores. Participaram desta reunião os vereadores Mariana Calsa, presidente da Comissão, Waguinho da Santa Luzia, secretário e Elias Barbosa (PRTB).

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login