Foto de capa da notícia

Atividades no CEU Geada abrem Mês da Consciência Negra em Limeira

O Departamento de Promoção da Igualdade Racial (DPIR) da Secretaria de Cultura deu início às atividades do Mês da Consciência Negra em Limeira com uma ação voltada a crianças e adolescentes do CEU Geada. As atividades aconteceram nas noites de segunda (3) e terça-feira (4), conduzidas pela diretora do DPIR, Ana Luísa Hebling, e por Helenice Magalhães, diretora pedagógica da Secretaria de Educação.

Durante o encontro, os participantes conheceram o projeto fotográfico “Humanae”, de Angélica Dass, e participaram de uma oficina prática sobre identidade e autopercepção. As crianças foram convidadas a se desenhar, explorando suas próprias cores de pele, para refletirem sobre a diversidade e o respeito às diferenças. Os trabalhos produzidos na atividade serão expostos no próprio CEU Geada, como forma de valorização da identidade e da pluralidade humana.

*O PROJETO*

Criado em 2012 pela fotógrafa Angélica Dass, o projeto Humanae busca documentar a verdadeira diversidade de tons de pele existentes no mundo, rompendo com rótulos como “branco”, “preto”, “vermelho” e “amarelo”. A obra já conta com mais de quatro mil retratos, capturados em 36 cidades de 20 países diferentes, e se tornou uma referência global sobre identidade, respeito e representatividade.

Sobre seu trabalho, Angélica Dass destaca: “Desde fazer as crianças se inspirarem em sala de aula a fazerem autorretratos ou mostrando as fotos e fazendo as crianças se identificarem. Posso não ter o trabalho aqui exposto em museus ou nas ruas, mas eu vivo por essas pessoas que querem fazer a diferença.”

O projeto serviu de inspiração para a ação desenvolvida em Limeira, levando os alunos a refletirem sobre igualdade racial e a importância de reconhecer e celebrar a diversidade humana.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login