Limeira pode criar canal para denúncias sobre cabos em postes
A vereadora Mariana Calsa protocolou o Requerimento nº 710/2025, que solicita informações à Prefeitura de Limeira sobre os canais disponíveis para a população denunciar fios soltos e excesso de cabos em postes de energia e telecomunicações.
O pedido foi motivado pela constatação de que, nos últimos dez anos, a administração municipal não emitiu nenhuma notificação à concessionária de energia elétrica, apesar da existência da Lei Municipal nº 5.588/2015. Essa legislação define que o município é responsável pela fiscalização dessas situações e deve assegurar a organização do espaço urbano, inclusive da fiação aérea.
Segundo a vereadora, a ausência de ações e de um canal de comunicação com a população tem aumentado o risco de acidentes e a desordem na fiação. O requerimento também propõe que Limeira adote iniciativas semelhantes às de Jaú (SP) e Campina Grande (PB), que criaram canais diretos de denúncia e programas de reordenamento em parceria com concessionárias.
Mariana Calsa afirmou que o poder público precisa garantir mecanismos de fiscalização e participação popular. “Não há como garantir segurança e ordem no espaço urbano se a Prefeitura não fiscalizar e não oferecer meios para que a população denuncie”, declarou.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login