Limeirense transforma materiais recicláveis em enfeites de Natal
A iniciativa que nasceu em 2014 no aterro sanitário de Limeira tornou-se um marco de criatividade e conscientização ambiental. Naquele ano, foi erguida a primeira árvore de Natal com cinco metros de altura, construída a partir de cerca de 40 pneus de bicicleta, trator e caminhão descartados no local. A obra recebeu uma calota de carro como estrela e ganhou vida com 1.800 luzes coloridas, chamando a atenção pela originalidade e pelo impacto visual.
Em entrevista à Gazeta, o idealizador do projeto, o gestor e educador ambiental Carlos Pereira, conta que o propósito sempre foi sensibilizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos. “A nossa intenção é estimular a criatividade, mostrando que é possível dar nova vida não só aos pneus, mas também a qualquer material que possa ser reaproveitado, itens como borracha e garrafas PET ainda são descartados de forma inadequada, mesmo possuindo grande potencial de reciclagem”.
O sucesso da iniciativa fez com que o projeto se espalhasse por diversas regiões da cidade. Árvores e enfeites sustentáveis já foram instalados no Lago do Horto, no Parque Ecológico do Jardim do Lago, em áreas verdes do Jardim Vitório Lucatto e no Jardim Aeroporto. A proposta ultrapassou inclusive os limites do município, chegando a Cordeirópolis, onde outra árvore foi montada no Lago União.
Escolas municipais também passaram a participar da ação, envolvendo estudantes em atividades práticas de educação ambiental. Moradores, associações de bairro e voluntários colaboram na coleta dos materiais e na montagem das estruturas, ampliando ainda mais o alcance do projeto.
Na próxima semana será inaugurada no Horto de Limeira, uma nova árvore de Natal feita com 800 garrafas PET, adianta o artista. “Este ano contamos mais uma vez com o apoio do poder público e reforçamos o compromisso de demonstrar que o reaproveitamento de resíduos pode gerar resultados visualmente marcantes, educativos e socialmente transformadores e tornar o Natal uma celebração genuinamente sustentável. Por fim, dia 9 estaremos lá, com mais esta exposição e todos estão convidados a prestigiar”.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login