Foto de capa da notícia

Clínica Veterinária pública já atendeu mais de 1,3 mil animais em três meses

A Clínica Veterinária Municipal de Limeira, inaugurada em abril deste ano, já realizou mais de 1,3 mil atendimentos gratuitos em apenas três meses de funcionamento. O balanço inclui consultas, procedimentos ambulatoriais, castrações, cirurgias e microchipagem, ampliando o acesso da população aos serviços veterinários no município.

Com atendimento gratuito, a unidade única na região de Piracicaba, tem beneficiado principalmente famílias que antes não tinham condições financeiras de custear consultas e tratamentos para seus animais de estimação. Atualmente, a clínica realiza cerca de 300 consultas por mês e conta com uma equipe formada por médicos-veterinários e estagiários de Medicina Veterinária, garantindo assistência e acompanhamento aos pacientes.

A estrutura também atende animais comunitários e de colônias por meio do método CED (Captura, Esteriliza e Devolve), contribuindo para o controle populacional de forma ética e responsável. À frente da Secretaria de Proteção Animal, a médica-veterinária Juliana Kopy destaca a importância do serviço. "Muitos animais deixavam de receber atendimento porque seus tutores não tinham condições de pagar uma consulta. Hoje, esses animais passam por avaliação, recebem tratamento e acompanhamento, algo que antes não era possível para muitas famílias", afirma.

Atuação

Além dos atendimentos realizados pela Clínica Veterinária Municipal, a Secretaria de Proteção Animal desenvolve diversas ações voltadas ao bem-estar animal e ao combate aos maus-tratos em Limeira.

Resultados registrados no período:

  • 329 animais resgatados, entre cães, gatos e animais de grande porte;
  • 2.750 vistorias de fiscalização de maus-tratos;
  • 1.278 animais microchipados;
  • 253 animais adotados em eventos oficiais.

O programa Castra+ Limeira também alcançou resultados expressivos, com 4.356 castrações realizadas, fortalecendo o controle populacional e a prevenção de doenças. Além disso, parcerias e ações itinerantes ampliaram a oferta do serviço, incluindo uma carreta de castração que realizou outros 1.300 procedimentos.

Educação para o futuro

A Secretaria de Proteção Animal também investe em ações de educação e conscientização. Por meio de projetos desenvolvidos em escolas e espaços públicos, crianças, jovens e adultos recebem orientações sobre guarda responsável, combate aos maus-tratos, preservação ambiental e respeito aos animais.

Ações educativas realizadas:

  • Educa Pet: 1.911 crianças atendidas;
  • Trilha Ecológica: 360 alunos participantes;
  • Guarda responsável: 1.122 alunos orientados;
  • Blitz Educativa: 705 veículos abordados.

O conjunto de ações reforça o compromisso do município com a promoção da saúde animal, a conscientização da população e a construção de uma política pública permanente voltada ao bem-estar dos animais.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login