
Plano Diretor começa a ser revisado após mais de uma década
Após
mais de uma década sem revisão, Limeira avança no processo de atualização do
seu Plano Diretor Territorial-Ambiental. A equipe técnica da Prefeitura
apresentou nesta semana um balanço das ações já realizadas à Comissão de
Acompanhamento, em evento no Espaço Elo, no Pátio Office. O encontro reuniu
representantes da sociedade civil e servidores da Administração Municipal.
A
revisão do Plano Diretor — que deveria ter sido feita em 2019, conforme
determina o Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/2001) — está sendo
conduzida pela empresa Tese Tecnologia e Arquitetura, sob supervisão da
Secretaria de Urbanismo. A secretária Ana Cristina Machado e a diretora de
Planejamento Territorial, Michelle Maria Bais, recepcionaram os participantes.
A apresentação técnica foi feita pelo arquiteto Luiz Paulo Domingos Mendes, da
Divisão de Planejamento.
O
Plano Diretor é uma lei municipal, regulamentada pelo Estatuto da Cidade (Lei
Federal n.º 10.257/2001), que ordena a ocupação do solo e o desenvolvimento
urbano e rural da cidade, considerando aspectos como infraestrutura, transporte
e sustentabilidade ambiental. Ele define estratégias para melhorar a qualidade
de vida de seus moradores, planejar o futuro do município e promover o
desenvolvimento harmônico dos espaços urbanos e rurais.
O
cronograma de revisão do Plano Diretor foi dividido em nove etapas. Atualmente,
está sendo iniciada a fase de “Leitura Técnica” de todo o levantamento de dados
do município realizado pela Tese Tecnologia. Nas próximas semanas, começa a
etapa de “Participação Popular”, por meio das oficinas com a comunidade. De
acordo com Luiz Mendes, a “Leitura Técnica”, aliada aos resultados das oficinas
comunitárias, darão origem à minuta do projeto de lei do Plano Diretor revisado
(posteriormente enviada à Câmara Municipal).
HISTÓRICO
Limeira
já dispõe de um Plano Diretor, aprovado em 2009, que sofreu alterações ao longo
do tempo. Conforme determina a legislação federal, ele deve ser revisado a cada
10 anos para adaptar a cidade às novas demandas, como a criação de novos
bairros, crescimento populacional, inclusão aos serviços públicos e destinação
de novas áreas para o desenvolvimento econômico.
COMO
É POSSÍVEL PARTICIPAR?
A
população poderá colaborar por meio das oficinas comunitárias, que serão
realizadas na área urbana e na zona rural. A ideia, segundo Michelle Bais, é
envolver os moradores nas discussões sobre o futuro da cidade, verificando
quais as vontades e desejos dos limeirenses. “A participação ativa da população
é fundamental para conferir legitimidade ao processo, tornando-o mais
representativo e alinhado às expectativas da comunidade”, afirmou a diretora.
Além
dessas oficinas, é possível contribuir com o processo de revisão por meio do
preenchimento de um questionário disponível no site da prefeitura, pelo link: https://tinyurl.com/2armwexa. Na página do Plano
diretor, a Secretaria de Urbanismo também disponibiliza todas as informações
levantadas até o momento. Basta acessar a aba: https://www.limeira.sp.gov.br/plano-diretor.
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