
Asma: os tratamentos são acessíveis a todos os pacientes?
"Tratamento Inalatório: Acesso para Todos" é o tema do Dia Mundial de Combate à Asma, que este ano será no dia 06 de maio, primeira terça-feira do mês. Mas por que os medicamentos inalatórios se tornaram o tema deste ano?
"A asma tem muitas faces. Pode ser aparentemente leve, moderada ou grave. Mas todas as formas devem ser tratadas precocemente para que o paciente tenha uma vida normal, prevenindo crises graves e complicações. Como a asma afeta os pulmões, o melhor é que o medicamento chegue diretamente até eles e isso é possível com os medicamentos inalatórios", explica Dr. Herberto Chong Neto, Coordenador do Departamento Científico de Asma da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).
Segundo Dr. Chong, existem muitos desafios relacionados aos medicamentos inalatórios como o custo elevado de alguns medicamentos. Mesmo no SUS, estão disponíveis apenas algumas opções de tratamento. "Enfrentamos também alguns mitos, como "bombinhas" viciam ou fazem mal ao coração, o que não é verdade, e leva muitos pacientes a abandonarem o tratamento, que deve ser adotado ao longo da vida, já que é uma doença crônica. Abandonar os cuidados com a asma pode trazer sérias consequências à saúde e, nos casos mais graves, levar a óbito", alerta o Coordenador da ASBAI.
Estatísticas da Asma - Cerca de 260 milhões de pessoas têm a doença, que é responsável por mais de 450 mil mortes a cada ano em todo o mundo. "A maioria dessas mortes pode ser evitada desde que os medicamentos necessários sejam disponibilizados e o paciente não interrompa o tratamento, o que acontece em grande parte dos casos", explica Dr. Herberto Chong Neto. No Brasil, a asma atinge perto de 10% da população.
Doença inflamatória crônica das vias respiratórias, as crises de asma podem ser causadas ou intensificadas por diversos fatores como ácaros da poeira, mofo, polens, infecção respiratória por vírus, excesso de peso, rinite, refluxo gastroesofágico, medicamentos e predisposição genética.
Os principais sintomas da asma em decorrência da inflamação dos brônquios são:
- Falta de ar;
- Chiado no peito;
- Tosse;
- Sensação de cansaço;
- Dor no peito (manifestação clínica normalmente acentuada após esforço físico e até mesmo ao falar e rir).
Médicos e profissionais da saúde têm um papel essencial na educação da população, indicando o tratamento adequado, ajudando a prevenir crises, internações e até mortes causadas pela asma mal controlada.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login