Bombeiros detalham números da corporação em 2025
Dados oficiais enviados pelo comando do décimo sexto 16º Grupamento de Bombeiros de Piracicaba, a pedido da Gazeta de Limeira, detalham o volume de trabalho das equipes de Limeira durante o ano de 2025. Na comparação com o ano anterior, o setor de trânsito apresentou uma queda de aproximadamente 7,7%, com o número de acidentes recuando de 633 registros para 584 em 2025. Na análise sobre focos de incêndio, o posto de Limeira registrou uma redução de 22,5% nas queimadas em vegetação, que passaram de 493 ocorrências para 382. Por outro lado, o fogo em edificações, que atinge residências e imóveis, teve um aumento de 37,8%, subindo de 37 casos para 51 registros no último ano.
O relatório do Corpo de Bombeiros em 2025 também traz números sobre outras frentes de atuação: foram 421 atendimentos de acidentes pessoais, 261 emergências clínicas e 170 ocorrências envolvendo animais ou insetos. Os bombeiros ainda atuaram em 105 incêndios em áreas de risco, 44 casos de agressão contra o homem, 32 quedas de árvores e 21 ocorrências envolvendo tentativa de suicídio. Em situações de menor incidência, o relatório aponta oito 8 pessoas em situação de risco, quatro 4 vazamentos, quatro 4 buscas de cadáver e quatro 4 estruturas oferecendo risco. Somando-se os casos sem intervenção e outros apoios, o total geral de atendimentos em Limeira no ano de 2025 fechou em 3.783 ocorrências, contra 4.566 registradas no ano anterior.
ANÁLISE
Segundo o comandante do posto de Limeira, 1º tenente PM Félix, a diminuição nos números de acidente de trânsito esta associada, entre outras coisass à maior atuação de órgãos de fiscalização e trânsito. " Esse dado demonstra também a contribuição direta das ações do Corpo de Bombeiros, seja no apoio a operações integradas, na resposta rápida às emergências ou na participação em iniciativas de conscientização voltadas à segurança viária". Em relação aos focos de incêndio em vegetação, o cenário indica possível reflexo positivo de ações preventivas, como campanhas educativas contra queimadas irregulares, condições climáticas mais favoráveis em determinados períodos do ano, além de atuação mais rápida na identificação, controle inicial dos focos e a ajuda da Defesa Civil de Limeira.
Por outro lado, segundo o oficial, chama atenção o aumento nos incêndios em edificações. Para ele, esse crescimento pode estar relacionado a fatores como falhas em instalações elétricas, uso inadequado de equipamentos domésticos, ausência de manutenção preventiva em imóveis, além de eventual crescimento urbano desordenado e maior adensamento populacional em determinadas áreas. "Conclui-se que os dados de 2025 demonstram não apenas a redução global das ocorrências, mas, sobretudo, a relevância do trabalho preventivo, educativo e operacional do Corpo de Bombeiros, que segue desempenhando papel fundamental na proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente no município de Limeira. Os números refletem uma corporação altamente capacitada, comprometida com a segurança da população e preparada para enfrentar os desafios crescentes da atividade operacional", finalizou o oficial.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login