Coluna Perspectivas

Perspectivas
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Demora
As questões envolvendo o concurso público de Limeira ainda rendem polêmica e revolta. Quem costuma prestar concurso viu falta de organização e informação. As provas do período da manhã foram aplicadas, mas com atrasos para abrir os portões de entrada e início da prova. Na sala, a impaciência dos candidatos com a demora, mesmo que o tempo de prova contasse a partir do momento em que o material fosse distribuído, e os fiscais não sabiam responder o que ocorria.

Prejuízo
Os concurseiros, como são chamados, estudam muito para esse tipo de prova. Fazem cursinho para concursos públicos. Se inscrevem para editais em diversos lugares. Em Limeira não foi diferente. Havia pessoas de outras cidades que pagaram passagem, estadia e alimentação. Os que fizeram a prova de manhã não tiveram prejuízo (exceto do cargo de técnico em laboratório), mas os que iriam fazer a prova à tarde, perderam tempo e dinheiro. O Instituto Águia afirmou que vai ressarcir esses candidatos, mas será que eles vão voltar para fazer a prova?

Credibilidade
Com tudo o que aconteceu, será que as pessoas ainda vão confiar nesse órgão? Acredito que muitos devem pedir o ressarcimento, e não vão retornar para fazer as provas, que foram canceladas. Quem as fez, questiona, pois houve erros, como de digitação, e apontamentos de questões sem fundamento. Perguntas com alternativas até a letra E, mas só havia opção até a D. Erros básicos, que poderiam ser corrigidos pela banca numa revisão atenciosa. A credibilidade fica em cheque com toda essa situação.

Respeito
O concurso teve quase 32 mil inscrições deferidas, um número que surpreendeu até mesmo o Instituto Águia, que previa uma quantidade bem menor de candidatos. Mas é o cenário atual, o desemprego e a possibilidade de conseguir uma vaga no poder público e ter estabilidade no emprego atraiu muitas pessoas. Por isso, o respeito com cada um era o essencial. Para isso seria preciso, primeiro, selecionar uma empresa de qualidade, e não somente seguindo o critério do menor preço oferecido pelo serviço.

Validade
Limeira nunca teve um concurso público com tantos problemas, mas que não será cancelado, como muitos gostariam e pediram. Porém, o Ministério Público Estadual (MP-SP) instaurou um procedimento investigatório para apurar as denúncias dos candidatos. A Prefeitura tem 15 dias para prestar esclarecimentos. Que, ao final, a decisão priorize o respeito aos inúmeros candidatos que acreditam.

 

 

No Internet Connection