Coluna Perspectivas

Perspectivas
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Repercussão
Assunto da semana, a ofensa do presidente Jair Bolsonaro à jornalista Patrícia Campo Mello, da Folha de S. Paulo, com conotações sexuais, ganhou repercussão. A Comissão Nacional de Mulheres da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), em nota, disse que o presidente "protagoniza grave episódio de machismo, sexismo e misoginia". Aliás, o presidente tem atacado com frequência jornalistas. A Fenaj contabilizou 116 declarações contra a imprensa em 2019.

Repúdio
A Fenaj repudiou o pronunciamento do presidente, e colocou-se como incansável na tarefa de denunciar "tão sistemático quanto forem, os absurdos declarados por Jair Bolsonaro". Jornalistas de várias empresas se posicionaram diante do que ele falou, insinuando que a profissional obteve informações por troca de sexo. Independentemente da profissão, faltou respeito à mulher. Ninguém deve ser tratado dessa maneira e com insinuações como essa, muito menos por um presidente da República.

Situação que persiste
Mulheres sofrem ainda com essa postura machista de muitos homens. Embora a realidade seja diferente hoje, com a presença delas em diversos setores, ainda há quem pense como o presidente. Ele duvidou da capacidade profissional da repórte. Ninguém precisa se sujeitar a certas situações, por isso, quando há divulgação de algum caso, as mulheres se unem em prol de outras. É a sororidade.

Apoio
Um exemplo de sororidade é um projeto da jornalista Debby Salvi, o Café com Mulheres. Uma ação gratuita com objetivo de ajudar, compartilhar sentimentos, ouvir, jogar conversar e apoiar umas às outras. O projeto fez um ano e reúne diversas histórias de mulheres que hoje conseguem se posicionar e, acima de tudo, se aceitar e defender suas ideias.

Refletir
Diante de tantas histórias que se ouve de agressões a mulheres, física e verbalmente, a única forma de mudar a realidade é a união. Projetos como da Debby mostram exatamente isso. Um pouquinho de amor ao próximo faz a diferença na vida de muitas mulheres, que se veem perdidas e sem confiança. A partir daí, consegue mudar a realidade para que fatos como o que ocorreu com a jornalista, insultada pelo presidente, não ocorram mais.

No Internet Connection