A foto que marcou

Perspectivas
Ferramentas
TIPOGRAFIA

A foto que marcou

Você, com certeza, viu uma foto da manifestação de 7 de setembro de pessoas passando ao lado de um morador de rua, deitado na calçada. Essa foto rodou as redes sociais na terça-feira. O retrato da falta do olhar para o próximo que hoje está mais evidente com tudo isso que vivemos. Será que alguém parou para abordar essa pessoa ou simplesmente focaram para onde estava indo: protestar a favor do governo que não olha para o próximo.

Triste realidade

Ontem, uma pessoa bateu no meu portão e pediu um sabonete para sua mulher e ele tomarem banho em uma bica. Fiquei até surpresa, pois achei que ia pedir comida ou dinheiro. Conversando com ele, disse que mora na rua com a mulher, que está grávida. Ainda contou que arrumou um trabalho de jardinagem, onde vai ganhar R$ 50 por dia mais uma marmitex. Ele estava feliz por ter conseguido. Mas olha onde chega a situação. É a realidade triste que vemos nas ruas e, quando menos esperamos, bate à nossa porta.

Em todos os lugares

Na noite de terça-feira, estava na missa da Catedral. Uma mulher chamava a atenção por seus trajes e não parava de andar de um lado para o outro. Aparentava estar em situação de rua, pois estava suja. Ela ficou o tempo todo ali, assistindo à celebração. Se rezou, não sabemos, mas estava ali. Ao final da missa, vi ela indo embora com um lanche, que era vendido na igreja. Pode ser que ela estava ali quieta, somente para ganhar algo para comer.  Mas, quem sabe Deus não tenha tocada no seu coração em algum momento. É mais uma situação triste que está ali, escancarada na nossa cara.

O que fazer?

Situações como essas estão em todos os lugares. Para enxergar, basta olhar a sua volta com mais atenção. Como resolver? Sozinho talvez não consiga, mas somente de estender a mão, já é algo bastante significativo, tanto para quem precisa de ajuda quanto para você. Um sabonete já é suficiente para alguns, como foi o caso do homem que ajudei.

Mais que protestos

A imagem do morador de rua na manifestação, que citei lá em cima, foi registrada pela repórter Sarah Teófilo, da Rede Record. A foto trouxe diversos questionamentos e o que chamou mais atenção foi a naturalidade das pessoas, que passavam ao lado. Muito mais que protestos contra ou a favor de um governo, devemos nos manifestar contra essa situação triste que só aumenta.

Sua parte

Entre os diversos posts nas redes sociais sobre essa foto, um deles questionou: e você, o que está fazendo para mudar a história? Ou seja, mudar essa dura realidade que vemos todos os dias. É isso!

No Internet Connection