Receita abre consulta ao 3º lote de restituição do IRPF

Economia
Ferramentas
TIPOGRAFIA

A Receita Federal liberou a consulta ao terceiro lote de restituição do IRPF 2021. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.

O crédito bancário para 5.068.229 contribuintes será realizado no próximo dia 30, no valor total de RS 5,8 bilhões. Desse total, R$ 354.326.718,95 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal, como idosos acima de 80 anos e entre 60 e 79 anos, contribuintes com deficiência física ou mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Neste lote, foram contemplados ainda 4.913.343 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 18 de maio.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". A Receita disponibiliza também o aplicativo.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração do imposto de renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Caso o contribuinte não resgate o valor da restituição, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection