Independente faz as contas para não ser rebaixado no sábado

Esportes
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Edmar Ferreira

Complicou de vez. O Independente perdeu para a Francana por 2 a 0, sábado no Pradão, e entra na última rodada do Campeonato Paulista da Série A-4 não dependendo apenas de suas forças.
A chance de rebaixamento do Galo para a Bezinha, última divisão, são enormes. Neste momento, o América está na lanterna com oito pontos e na última rodada enfrenta a Francana, no Lancha Filho. Jabaquara e Joseense somam 11 pontos. O Independente é exatamente o penúltimo com 10 e se o campeonato terminasse hoje, estaria rebaixado.
No sábado, o Galo enfrenta o Rio Branco, às 15h, no Décio Vitta, em Americana. O Tigre é o 6º colocado, com 22 pontos. Se a equipe limeirense vencer, terá que torcer para que Joseense ou Jabaquara não vençam também. O time do Vale do Paraíba vai a Taquaritinga, enquanto o representante de Santos encara o União Barbarense, em Santa Bárbara d'Oeste, ambos no mesmo horário.
Se o Independente empatar em Americana, chegará aos 11 pontos e empatará com o Joseense na classificação. Para escapar do rebaixamento, o Galo teria que torcer pela derrota do time de São José dos Campos em Taquaritinga. O Leão da Treze é o 10º, com 19 pontos, e precisa vencer para buscar uma das vagas da segunda fase. Sendo assim, o time de Ângelo Foroni escaparia da degola pelo saldo de gols. Hoje, ambos somam duas vitórias e saldo negativo de 14 gols. Agora, se o Independente perder em Americana, estará rebaixado, voltando para a divisão que estava em 2023.
No sábado, debaixo de chuva, o Independente entrou em campo já sabendo dos resultados ruins da tarde. A vitória do Jabaquara diante do Nacional por 3 a 2, com um gol aos 52 minutos do 2º tempo e o empate entre Joseense e Rio Branco, em Guaratinguetá, por 1 a 1, aumentaram ainda mais a pressão em cima da equipe limeirense.
Antes do jogo, o protesto que foi combinado entre os torcedores, com direito a roupa preta, vela e faixa, não aconteceu. Sendo assim, quase ninguém foi ao Pradão. Foi um dos piores públicos da história do clube: 68 pagantes.
Com muitos desfalques, para variar, o treinador galista precisou fazer improvisações. Escalou até o atacante Robert na lateral-esquerda. Também mudou o esquema tático, passando do 4-3-3 para o 3-5-2. Sem contar que no banco de reservas só tinham três jogadores. Foi feita apenas uma alteração.
O objetivo do Independente era não perder, até para continuar fora da zona do rebaixamento. Já a Francana pensava lá em cima e queria a liderança isolada. Porém, o retrospecto como visitante não era dos melhores: só uma vitória (2 x 1 Vocem). Mas o Independente também só tinha uma vitória em casa (1 x 0 XV de Jaú). O pior ataque da competição, com sete gols, novamente não funcionou.
A Francana foi melhor no jogo e mereceu a vitória. Aos 12 minutos, Lukinha escapou pela direita e cruzou rasteiro para a finalização de Bruno Henrique para fora. A resposta galista veio aos 19, após escanteio cobrado por Ty Sandows pela direita e cabeçada com perigo de Guilherme Prates.
Aos 23, o primeiro milagre de Felipe Gama. O goleiro, que ganhou uma nova chance de Ângelo Foroni no lugar de Davi Borelli, espalmou uma cabeçada à queima-roupa de Lukinha, após cruzamento perfeito do lateral Lucas Mello.
Aos 40, João Barroso invadiu a área pela esquerda e mandou cruzado para outra defesa de Felipe Gama. Até que aos 43, falta cobrada pelo lateral Breno pela direita e gol de cabeça de Bruno Henrique: 1 a 0. Muita reclamação galista por um possível impedimento.
O nervosismo do Independente aumentou no segundo tempo. Logo no primeiro minuto, defesa de Felipe Gama na falta cobrada por Breno.
O Galo criou boa chance aos 13, quando Robert arriscou de muito longe e o goleiro Vinícius Cima desviou para escanteio. No minuto seguinte, o volante Henrique fez o mesmo e o arqueiro da Francana fez excelente defesa em seu ângulo direito.
O jogo era aberto, com chances dos dois lados. Aos 17, na reposição do goleiro Vinícius Cima, o atacante Andrey apareceu livre na área, mas Felipe Gama evitou o segundo gol da Feiticeira.
Aos 23, Luiz Henrique finalizou de fora da área e Vinícius Cima soltou. Ty Sandows, na pequena área, perdeu. Aos 25, novo arremate de Luiz Henrique e nova defesa do goleiro francano. Não era noite do alvinegro.
Aos 27, Bruno Henrique recebeu no ataque e deu um passe preciso para Lucas Pelé, que tinha acabado de entrar na Francana. O reserva parou em uma excelente defesa de Felipe Gama.
Aos 28, Luiz Henrique pegou uma sobra fora da área e, de frente para o gol, finalizou rente ao travessão, para desespero de seus companheiros. Aos 38, o Inacreditável Futebol Clube entrou em ação. Passe de Luiz Henrique para Guerrón, que tinha acabado de entrar no jogo. O atacante desceu livre e de frente para o goleiro, bateu para fora. Estava desenhada a derrota galista.
Como quem não faz, toma, aos 46, Dudu falhou feio no meio de campo e o velocista Erik desceu sozinho. Ao contrário do que fez Guerrón, tocou com maestria na saída de Felipe Gama para fazer 2 a 0. O time de Franca ainda teve um gol anulado por impedimento nos acréscimos. Foi a quarta derrota seguida do alvinegro na competição.

Situação
Resultados da penúltima rodada da Série A-4: América 0 x 1 Taquaritinga, SKA Brasil 1 x 0 União Barbarense, Jabaquara 3 x 2 Nacional, Joseense 1 x 1 Rio Branco, Independente 0 x 2 Francana, Penapolense 0 x 1 Barretos, XV de Jaú 1 x 0 Grêmio São-Carlense e Vocem 0 x 3 Audax.
Na classificação: 1) Francana 29, 2) São-Carlense, Taquaritinga e Barretos 26, 5) XV de Jaú 25, 6) Rio Branco 22, 7) Vocem 21, 8) SKA Brasil e Audax  20, 10) União Barbarense 19, 11) Nacional 16, 12) Penapolense 15, 13) Jabaquara e Joseense 11, 15) Independente 10 e 16) América 8.
A última rodada será no sábado, às 15h: Rio Branco x Independente, Francana x América, Barretos x XV de Jaú, Taquaritinga x Joseense, Audax x Penapolense, São-Carlense x Vocem, Nacional x SKA e União Barbarense x Jabaquara.

Independente 0 x 2 Francana
Gols - Bruno Henrique aos 43 minutos do 1º tempo e Erik aos 46 do 2º tempo (FRA)
Local - Estádio Comendador Agostinho Prada
Árbitro - Tiago de Matos da Silva.
Público - 68 pagantes
Renda - R$ 880,00
Independente - Felipe Gama; Marcos, Guilherme Prates e Marlon; Dudu, Henrique, Luiz Henrique, Kaishi Endo e Robert; Ty Sandows e Diego Costa (Guerrón). Técnico - Ângelo Foroni.
Francana - Vinícius Cima; Lucas Melo, João Queiroz, Victor Hugo e Breno; João Pedro, Vinícius Oliveira (Lucas Pelé) e João Barroso (Lucas Oliveira) (Garcia); Lukinha (Vitor Borguetti), Bruno Henrique e Andrey (Erik). Técnico - Wantuil Rodrigues.
Ocorrências - cartão amarelo para Marlon (IN).

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection