Confiança da indústria cai em abril, alerta CNI

Geral
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Os industriais estão menos confiantes em relação à economia em abril. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou 1,3 ponto na passagem de março para abril de 2024. Apesar da queda, o indicador da Confederação Nacional da Indústria (CNI) registrou 51,5 pontos no quarto mês do ano e segue acima da linha dos 50 pontos, que separa confiança de falta de confiança.

“Quando perguntados sobre as próprias empresas, os industriais demonstram confiança, mas há uma maior preocupação quando o questionamento é sobre a economia atual e o cenário econômico futuro”, explica do gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo. “Essa preocupação fica clara ao analisarmos, detalhadamente, os componentes do ICEI, pois o recuo foi mais intenso nos indicadores relativos à economia brasileira”, destacou.

No Índice de Condições Atuais, que mensura a percepção das condições correntes da economia brasileira e da empresa, houve uma queda de 1,8 ponto – de 47,5 pontos em março para 45,7 pontos em abril. Isso mostra que essa percepção negativa aumentou e está mais disseminada entre os industriais quando comparada com março.

O Índice de Expectativas passou de 55,4 pontos em março para 54,4 pontos em abril, porém, mesmo com a queda, o indicador segue acima da linha divisória de 50 pontos. O dado indica que os empresários industriais têm expectativas para os próximos meses, mas estão com o otimismo mais moderado.

 

No Internet Connection