Região recebe espetáculo “Biruta Nua e Crua”

Região
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Com o propósito de ressignificar a "loucura" sob o ponto de vista feminino e promover acolhimento para pessoas que frequentam espaços de recuperação psicossocial, o espetáculo "Biruta, Nua e Crua", idealizado pela atriz Calini Detoni, cumpre circulação entre os dias 2 e 9 de maio em residências terapêuticas de cinco cidades da região, incluindo Limeira e Iracemápolis.

 

As apresentações serão realizadas na Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (Limeira, 2 de maio), Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas de Botucatu (Botucatu, 3 de maio), Instituto Bairral de Psiquiatria de Itapira (Itapira, 4 de maio), Associação de Reabilitação Infantil Limeirense - Unidade Iracemápolis (Iracemápolis, 7 de maio), Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira (Campinas, 8 de maio) e Centro de Convivência Portal das Artes (Campinas, 9 de maio).

 

O espetáculo se baseia nas memórias e vivências da artista, que transforma a arte em terapia. Temas como a necessidade de realizar múltiplas tarefas, a sobrecarga mental, o abandono do lar e os vários papeis desempenhados por uma mãe solo são alguns dos abordados em cena.

 

Além da intervenção artística, a programação também contempla a palestra "O que a palhaça tem a ver com a loucura?", direcionada para funcionários, psicólogos, médicos, enfermeiros, professores e servidores dos locais escolhidos. A apresentação é de Julia Marques, psicóloga da artista, que a partir do entendimento de sua trajetória, trata sobre a construção da mulher na palhaçaria.

 

"Meu objetivo ao trabalhar com palhaçaria era tornar acessível esse tipo de arte, para conseguir chegar às periferias e aos locais menos estruturados, aonde geralmente a arte não chega. Como a palhaça Biruta eu apresento questões da minha vida, como mulher e mãe, com o objetivo de trabalhar esses assuntos em cena, ressignificando o estereótipo da loucura feminina", afirma Calini Detoni.

 

Para a atriz, apresentar o espetáculo em locais de acolhimento psicossocial significa contribuir para que as pessoas atendidas tenham acesso à arte, além de promover o resgate de temas como maternidade, carreira e cuidados com a saúde mental.

 

Também são porte do escopo do projeto uma oficina circense, voltada para as pessoas atendidas nos espaços, onde serão trabalhadas as mais diversas técnicas do circo, tais como: malabarismo com sacolas, lenços, bolas, acrobacias simples e bambolês.

 

"Biruta, nua e crua" foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural - ProAC nº 11/2023, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado de São Paulo.

 

 

 

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection