Greve: nova mesa de negociação deve ocorrer hoje

Local
Ferramentas
TIPOGRAFIA

A greve dos servidores públicos municipais de Limeira completou uma semana marcada por reivindicações claras por parte dos funcionários. Entre as principais demandas estão o pedido de reajuste de 12% no piso salarial, a extensão do vale-alimentação para todas as categorias e a recuperação das perdas salariais no magistério. A paralisação segue hoje com possível negociação entre os servidores e a Prefeitura de Limeira.

O Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Limeira (Sindsel) esteve em reunião virtual ontem com o Tribunal de Justiça, onde foram debatidas questões relacionadas a greve e a liminar imposta pela Prefeitura para manter 70% do funcionalismo público, sujeito a multa. “Na ocasião, o governo iniciou sua fala mantendo a mesma proposta de sexta-feira, sem mudar índice algum, mas achei favorável a audiência para os servidores, visto que desembargador foi muito sensível ao movimento. Ele disse que os pedidos eram bem factíveis e pediu sensibilidade de ambas as partes para um acordo”, disse.

Nicinha Lopes, diretora do sindicato, também utilizou a tribuna livre da Câmara Municipal para expressar suas preocupações, em uma sessão que contou com a presença maciça dos servidores. Ela criticou o suposto descaso do secretário de educação e alertou que a adesão à greve nas escolas pode ser ainda maior.

"Estamos enfrentando essa batalha porque as condições são ruins. Temos quadras descobertas, falta de funcionários, e ainda somos confrontados com fakenews vindas do secretário de educação, que nega a existência da greve", afirmou Nicinha.

Além do reajuste de 12% no piso salarial e da extensão do vale-alimentação, os servidores solicitam um reajuste de meio salário no benefício. Especificamente para o magistério, há um pedido de plano de recuperação das perdas salariais.

Diante da falta de acordo, o Ministério Público anunciou que buscará uma conciliação entre as partes. Uma nova negociação está marcada para o dia 1º no Tribunal de Justiça, onde espera-se que uma nova proposta seja apresentada aos servidores. A expectativa é de que hoje, durante a mesa de negociação, uma nova proposta seja apresentada aos servidores. O secretário de Assuntos Jurídicos, Daniel Campos, afirmou já ter alguns estudos de impactos realizados para atendimento de mais itens de pauta e que se reuniria com demais secretários antes da mesa agendada. “O encerramento da greve somente será possível caso o governo apresente uma proposta decente e aceitável à categoria”, destacou Nicinha.

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection