“A motivação foi nosso combustível”, diz gerente da Unigrês Cerâmica

Economia
Ferramentas
TIPOGRAFIA

 

A Unigrês Cerâmica está há 24 anos no mercado, fabricando pisos e revestimentos. Durante este período, a empresa passou por diversas mudanças e reestruturações. Há três anos conta com novos proprietários, mas a direção atual assumiu no ano passado. “Nosso mantra tem sido Acreditar e Realizar”, diz Fernanda Nascimento, gerente de Marketing da Unigrês.

Em fevereiro deste ano, a explosão em um tanque de gás interrompeu a produção da empresa por 6 meses. As atividades foram totalmente retomadas apenas no início de agosto. “Quando recebemos a liberação da Defesa Civil para entrar na empresa, somente os funcionários do escritório trabalharam para atender as demandas de clientes e representantes. Foi necessário ainda mudar as tubulações para gás encanado. Lembrando que todos os cuidados com as reformas foram tomados, de modo que nenhum funcionário fosse prejudicado”, diz.

Ela conta que, além dos prejuízos financeiros, o maior desafio foi adequar o processo produtivo. “Tivemos uma série de mudanças. Na época, o primeiro passo foi descobrir quais eram os danos nos maquinários e separar os que tinham necessidade de consertos ou trocas”, acrescenta.

A gerente lembra que, após o acidente, o diretor da empresa, Ricardo Lourenço Coube disse uma frase que acabou se tornando motivacional à toda equipe: confie na vida!

Naquele momento de muita tensão, a gratidão por não haver feridos foi um dos gatilhos para que os funcionários quisessem ajudar de alguma forma. “Eles queriam muito que a empresa voltasse à ativa o mais rápido possível para que pudessem trabalhar. Essa gratidão os levou a uma grande motivação. E, essa motivação foi nosso combustível”, acrescenta. 

Fernanda lembra também que antes da explosão a empresa já tinha passado por momentos delicados em decorrência da pandemia do coronavírus. “No ano passado, houve muitas mudanças. Algumas foram positivas e acabaram beneficiando os funcionários. Mas também passamos por momentos de incertezas. Chegamos a ficar quase dois meses com os fornos desligados. Contudo, o retorno foi motivo de alegria para todos”, explica.

 

DIFERENCIAL

 

A missão da Unigrês é realizar sonhos. “Cada metro quadrado de piso ou revestimento que sai da nossa empresa tem uma história esperando para ser contada. E é uma satisfação participar desta conquista. É como se um pedacinho da gente vibrasse a cada realização. Esse é o nosso diferencial: a preocupação com o atendimento e o carinho em todo o processo produtivo. Cada cantinho da nossa casa revela um pouco da gente”, relata.

Segundo Fernanda, foi-se o tempo que o revestimento era somente para chão. “Hoje ele subiu paredes, muros e móveis. A sua identidade e criatividade fica expressa em cada cômodo”, acrescenta.

Para ela, o ano de 2020 foi histórico. “Todos nós entendemos que, em todos os sentidos, o lar é nosso único abrigo. Alteramos nossas rotinas profundamente e uma das transformações mais importantes foi como nos relacionamos com quem amamos e onde vivemos.

Esse momento de reclusão nos despertou, nos fazendo pensar no bem-estar e em como deixar a nossa casa mais aconchegante”, enfatiza. “Essa nova realidade nos fez aproveitar ainda mais o nosso porto seguro. Não tem lugar no mundo melhor que a nossa casa”.

Para finalizar, o diretor da empresa, Ricardo Lourenço, cita a importância da união ao reconhecer os momentos de desafios, refletir sobre eles e transformá-los em degraus para as principais conquistas. “É importante parar para reconhecermos este momento e refletir sobre ele. Sempre haverá desafios a serem enfrentados e o mundo passa por um momento ainda difícil. No entanto, seis meses após a explosão, estamos todos aqui, unidos. Há duas coisas que prevalecem neste momento: a reflexão e a gratidão. E nosso objetivo central hoje é agradecer a todos pelo trabalho e apoio neste momento”.

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection