O São Pedro Country Fest será realizado de 7 a 10 de setembro no Parque Hípico e de Rodeio Itagiba Leite Filho, localizado ao lado do Bordadão e completamente reformulado. A organização divulgou as atrações e os ingressos já estão à venda.

No dia 7, feriado, a atração recebeu o nome de “Boate Azul”, com apresentação das duplas Gian e Giovani e Edson e Hudson. Neste dia, a entrada será gratuita para aqueles que doarem 1 kg de alimento não perecível ou ração. Todos os pontos de troca serão divulgados em breve.

No dia 8, um dos principais destaques do atual cenário da música sertaneja, Maiara e Maraísa se apresentam. Outra atração da noite é a Babi Um DJ, modelo e ex-Panicat que arrasa nas redes sociais.

As atrações de sexta-feira, dia 9, são Diego e Victor Hugo e o DJ Kevin. Entre os sucessos da dupla estão Desbloqueado , Facas, Infarto, O Alvo, Pisadinha, A culpa é do meu grau e Cheiro de Problema. O DJ Kevin apresenta o agromusic  e sucessos como Põe no 120, 5 Playboy Não Faz e Lá Se Foi o Boi com a Corda.

Para encerrar o evento, João Bosco e Vinicius e o DJ Lucas Beat se apresentam no sábado, dia 10. Colecionadores de sucesso como Chora Me liga, Sorte é ter você, Sem esse Coração, Vem Me Amar e Sufoco, a dupla divide a noite com DJ Lucas Beat, sucesso no funk com “Bloqueia Eu”, Disco Arranhando, Não Quer Xifre, Vou Falar que Não quero, Se joga no Passinho, Os Menino da Pecuária, entre outros. Os ingressos estão disponíveis em https://bit.ly/3AMWmCg e outras informações sobre o evento no WhatsApp  (19) 99274 3826

 

 

 

Inovação e tradição são as palavras que definem o Jaguariúna Rodeo Festival. Por mais que possam parecer opostas, na arena de Jaguariúna elas se complementam e tal afirmação é reforçada pela máxima "A Roça é Hype", adotada como lema desta edição, marcada para os dias 16, 17, 23 e 24 de setembro. De um lado, a emoção da competição com a montaria em cavalos, a prova dos três tambores e a montaria em touros, que, neste ano, terá um formato inédito com a PBR Teams. Do outro, acontece a celebração da música com a união do sertanejo, com Jorge e Mateus e Gusttavo Lima, a diferentes estilos, como o pagode, o funk e a música eletrônica, representados por Menos É Mais, DENNIS e Alok, respectivamente, além dos shows confirmados de Vintage Culture e Pedro Sampaio. Os ingressos já estão disponíveis pelo site do Total Acesso (acesse aqui).

No primeiro fim de semana, acontece a final do campeonato nacional de três tambores, realizada pela ANTT, Associação Nacional dos Três Tambores. A adrenalina é completada com a montaria em cavalos, na modalidade cutiano, executada pela Ekip Rozeta. A abertura do palco, no dia 16 de setembro, fica por conta da sensação Ana Castela, que figura nos topos das paradas com "Pipoco" e "Boiadeira"; a programação lista ainda a dupla Hugo e Guilherme, o cantor Wesley Safadão e os DJs Pedro Sampaio e Sevenn. No dia seguinte, 17 de setembro, se apresentam a cantora Lauana Prado, as duplas Jorge e Mateus, Zé Neto e Cristiano, e o DJ DENNIS. 

O Jaguariúna Rodeo Festival recebe, no final de semana seguinte, a primeira etapa da nova temporada da prova da ANTT, dando início ao novo ranking; além de realizar a tradicional montaria em touros, promovida pela PBR, Professional Bull Riders, que, em 2022, traz para Jaguariúna uma modalidade inédita: a PBR Teams. Nela, os competidores se organizarão em times em busca do título. Essa prova será responsável por entregar a maior premiação da temporada, no valor de 100 mil reais. Os shows do dia 23 de setembro (sexta-feira) serão com Henrique e Juliano, o grupo Menos é Mais, Ícaro & Gilmar, e Alok. No dia seguinte, 24 de setembro (sábado), Gusttavo Lima, Gustavo Mioto e Vintage Culture encerram a programação musical.

Ao todo, o evento deve receber 40 mil pessoas por dia e somar mais de 50 horas de duração e, para curtir a festa, o público pode escolher entre cinco espaços: Arena, Pista Premium, Camarote Super Bull, Camarote Open Super Bull e Camarote Brahma. A Arena é o lugar certo para sentir toda a energia que só Jaguariúna é capaz de proporcionar, enquanto a Pista Premium é um espaço reservado bem em frente ao palco, com bares e banheiros exclusivos. O Camarote Super Bull terá DJs nos intervalos dos shows do palco principal em um espetáculo à parte. E, quando o sertanejo abre espaço, a balada domina a festa com um after que vai até o dia seguinte. O Camarote Super Bull tem ainda banheiros e bares exclusivos e acesso livre à Pista Premium. Localizado em área nobre dentro do Camarote Super Bull, o Camarote Open Super Bull conta com open bar de Whisky, Gin e Vodka premium, cerveja, energético, água, tônica e refrigerante, além de acesso livre à Pista Premium. Já o Camarote Brahma, conhecido como o "melhor lugar da festa", oferece uma experiência inesquecível, com serviço all inclusive, chopp Brahma gelado, buffet completo com diversas opções gastronômicas, vista privilegiada e acesso livre à Pista Premium e ao Camarote Super Bull. 

Este evento é uma realização da Diverti com patrocínio de Brahma e faz parte do Circuito Sertanejo, o maior circuito de shows do Brasil. A festa vai ser transmitida ao vivo no Multishow e reprisada na Rede Globo. 

Ballantines, RAM, Mercado Pago e 51 são parceiros oficiais e estão preparando experiências exclusivas para o público.


Confira a programação completa do Jaguariúna Rodeo Festival 2022:

16 de setembro, sexta-feira
Ana Castela
Hugo e Guilherme
Pedro Sampaio
Wesley Safadão
Sevenn

17 de setembro, sábado
Lauana Prado
Jorge e Mateus
Zé Neto e Cristiano
DENNIS

23 de setembro, sexta-feira
Henrique e Juliano
Menos é Mais
Alok
Ícaro & Gilmar

24 de setembro, sábado

Gustavo Mioto
Gusttavo Lima
Vintage Culture

Matt Reeves, diretor de Batman, e sua produtora 6th & Idaho são a nova aposta da Warner, após contrato assinado de exclusividade. Ou seja, a partir de agora, o estúdio tem total direito de produzir e distribuir todos os projetos propostos pelo cineasta. A novidade se assemelha ao antigo acordo de Matt com a Netflix. As informações são do Deadline.

Com a novidade, ele se consagra o primeiro cineasta a assinar com a nova gestão do estúdio, com CEO David Zaslav. Agora, Matt irá trabalhar com os executivos

recém-contratados pela Warner, Michael De Luca e Pamela Abdy.

Em comunicado, Reeves declarou ser um sonho fazer do "lendário estúdio" sua casa. "Estou muito empolgado em trabalhar com Mike, Pam, Channing [Dungey] e nossas equipes, para trazer histórias cativantes pelas quais sou verdadeiramente apaixonado, tanto para as telonas quanto para as telinhas", destacou o cineasta.

Channing Dungey, presidente do estúdio, comemorou a novidade, elogiando Matt Reeves como "uma das mentes mais imaginativas e criativas do ramo". "Estamos ansiosos para continuar nossa parceria com a maravilhosa equipe 6th & Idaho e expandir o mundo que Matt tão artisticamente criou com o filme Batman através de nossa próxima série Penguin", informou.

O cantor João Gomes foi confirmado para se apresentar no Rock in Rio 2022. Ele será o primeiro nome do piseiro (estilo musical surgido no Estado da Bahia, derivado do forró) a cantar no festival. Gomes se apresentará em 4 de setembro, dia que contará também com os shows de Pedro Sampaio, Baco, Mc Dricka, Lagum e Terno Rei no mesmo palco.

"Quero aproveitar e convidar todos os meus fãs para votarem na música que querem que eu inclua no setlist. Vai ser um show totalmente interativo e com participação do início ao fim do público", disse comunicado divulgado pela assessoria do artista de 20 anos.

No início do mês, ele reuniu 150 mil pessoas para a gravação do seu novo DVD, no Marco Zero do Recife. O Rock in Rio vai ser realizado nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro. Iron Maiden, Post Malone, Justin Bieber, Dua Lipa, Guns N' Roses, Coldplay e Green Day são os headliners desta edição.

(Foto: Divulgação Iguatemi)

Um dos maiores circuitos de corrida de rua da América Latina em número de provas, o Santander Track&Field Run Series realiza no dia 18 de setembro a etapa Iguatemi Alphaville, em Barueri. A largada está prevista para às 8h, com percursos de 5Km e 10km, e seguindo todos os cuidados e protocolos sanitários.

 



'Nosso objetivo, ao realizar mais de 80 etapas em todo o Brasil, é conectar as pessoas ao bem-estar que o esporte proporciona. É uma experiência tanto para quem está começando na corrida quanto para quem quer se desafiar e melhorar performance' afirma Fred Wagner, CEO da Track&Field, organizadora do circuito desde 2003

 



calendár io de 2022 do Santander Track&Field Run Series prevê a realização das provas que estavam agendadas para ocorrer em 2020 e foram pausadas devido a pandemia de Covid-19. Desta forma, as inscrições feitas previamente continuam válidas e ativas e, em caso de desistência ou impossibilidade de participar, os corredores podem solicitar o reembolso. Novas inscrições podem ser feitas pelo aplicativo TFSports - plataforma que integra todos e eventos e experiências de bem-estar da Track&Field.

 



Corrida mais sustentável

 



Em 2022, algumas iniciativas tornam o circuito mais sustentável. O número de motos que fazem o acompanhamento do percurso foi reduzido para diminuir a emissão de gases, os copos plásticos de água foram substituídos por latas e não há saco plástico no guarda-volumes, são utilizadas apenas gym bags. No lugar do papel com informações, QRCodes. Além disso, lonas de sinalização impressas e alimentos foram reduzidos para evitar resíduos e desperdício   

 



Protocolos Sanitários

 



Todas as etapas do circuito Santander Track&Field Run Series seguem rigorosamente as recomendações das autoridades competentes para a realização das corridas em segurança. Cada etapa tem seus protocolos sanitários estabelecidos de acordo com as regras locais vigentes.

 



Sobre Track&Field Run Series

 



Track&Field Run Series é um dos maiores circuitos de corrida de rua da América Latina em número de provas. Há 16 anos no calendário dos corredores de todo o Brasil, reúne anualmente mais de 100 mil atletas nas cerca de 80 etapas realizadas pelo País. Desde 2018 o Santander possui os naming rights do circuito que conta também com o patrocínio de VISA, Amni, 3 Corações, Minalba, Ball, Off (Johnson).

A banda Por um Triz concorre, com outros oito grupos, ao título de cover oficial do Cazuza. Para ajudar na divulgação deste concurso, o grupo conta com o apoio dos limeirenses para a votação online.

O concurso é promovido pela mãe do cantor, Lucinha Araújo, e recebe votos até 28 de agosto. Interessados em apoiar a banda, devem fazê-lo pelo link https://bit.ly/3CpvQ35.

Após a votação do público, a escolha final do representante será feita pela própria Lucinha, com divulgação em 31 de agosto. As informações são da Prefeitura de Limeira. 

 

Evento terá praça de alimentação com comidas típicas e muita música

Quem gosta do Nordeste e tudo de bom que ele oferece vai poder vivenciar um pouco desta rica região brasileira durante a Festa da Cultura e Tradições Nordestina, que acontece em São Pedro nos dias 19, 20 e 21 de agosto. O evento vai animar a Praça São Benedito com muita música e comidas típicas.
Dentro de uma ampla área coberta, com mesas e cadeiras, a população vai poder curtir forró pé-de-serra, forronejo, piseiro, xote e baião com shows de ótimos grupos, apresentação de Folia de Reis e ainda dançar ou aprender a dançar forró com aulas interativas.
A festa vai contar com praça de alimentação para quem quiser experimentar a culinária nordestina, com diversas barracas vendendo pratos típicos, como acarajé, baião de dois, sarapatel, galinhada, buchada de bode, virado de feijão de corda, carne seca com macaxeira, tapiocas, cuscuz, caldos, pamonhas e também pratos mais tradicionais como frango com polenta, espetinhos, pastéis, lanches de pernil e calabresa, burguer na parrilha, porções diversas e as delícias da carne suína como torresmo de rolo, costela defumada. Também está no cardápio os doces, cocadas, crepes, wafles, churros e sorvetes. Além disso, o ambiente terá decoração típica, presença de Bonecões de Olinda e espaço kids, será permitido levar os pets.
PROGRAMAÇÃO

Sexta, 19/8
19h – Magno e Banda Collo Quente (forró e piseiro)

Sábado, 20/8
14h - Grupo Bafafá (forró pé-de-serra)
17h – Tom Santana (forró pé-de-serra)
20h – Pegada dos Plays (forró,forronejo e piseiro)

Domingo, 21/8
13h – Aluísio Cruz (forró pé-de-serra)
15h – Folia de Reis Mensageiros do Cordeiro
16h – Maria Lua (forró pé-de-serra)
19h – Paula Mello (forró, forronejo e piseiro)

Local: Praça São Benedito em São Pedro
Entrada Gratuita
Turismo em foco
A Secretaria de Turismo de São Pedro tem intensificado o calendário de eventos em meses como agosto, que não tem feriado, para diminuir os impactos da sazonalidade. Segundo a Secretária de Turismo, Clarissa Quiararia, este planejamento visa o aumento da movimentação econômica. “Estamos buscando atrair mais turistas reestruturando o calendário de eventos e realizando eventos culturais para oferecer o que temos de melhor para nossos visitantes”, conclui a secretária.

COM FOTOS: divulgação Legenda: Evento acontece entre 16 e 24 de setembro

O Jaguariúna Rodeo Festival promete grandes atrações. O tradicional evento contará com rodeio, inesquecíveis apresentações musicais, camarotes com experiências exclusivas e muito mais. Os ingressos já estão à venda.

Entre 16 e 24 de setembro, o Red Park receberá grandes nomes e uma programação extensa de shows. No dia 16, sobe ao palco Hugo & Guilherme; Ana Castela; Pedro Sampaio; Wesley Safadão e Sevenn.

No dia 17, animam a festa a dupla Jorge & Mateus; Lauana Prado; Zé Neto & Cristiano e DJ Dennis. No dia 23, Henrique & Juliano; Menos é Mais; Ícaro & Gilmar e Alok agitam a programação e no dia 24, fechando com chave de ouro: Gusttavo Lima; Gustavo Mioto e Vintage Culture.

O público pode adquirir os setores: Arena, Pista Premium, Camarote Super Bull, Camarote Open Super Bull e Camarote Brahma. Os ingressos são vendidos online pelo link: www.totalacesso.com/events/jaguariunarodeofestival2022.

COM FOTOS: Divulgação Legenda: Banda vergara se apresenta no domingo

Nesse final de semana acontecerá a 1ª edição do “Rock In Ira”, no Centro de Lazer do Trabalhador João Denardi, a partir das 14h nos dois dias. Além dos esperados shows, a ação contará com área de alimentação com Food Trucks, estacionamento gratuito e espaço para crianças, também gratuito. Na praça de alimentação também participam entidades da cidade.

No evento será arrecadado também ração para gatos em prol da associação Anjos de patas, de Iracemápolis. A ração será para os animais atendidos pelos protetores independentes. A realização do Rock In Ira, é por meio da Coordenadoria de Ação Cultural e Eventos em parceria com produtores da cidade.

Os shows no sábado começam a partir das 18h com as bandas: Veidan Land, Texas Boys, Fairbanks 142 (cover Pearl Jam) e ACIDC (cover AC/DC). No domingo, a partir das17h a programação conta com as bandas: Vergara, Outlaws e Deadly Love.

COM FOTOS: Divulgação Legenda: Banda se apresenta às 19h30, na Praça de Alimentação

Hoje é dia de música no Pátio Limeira Shopping. O empreendimento traz shows tributos a grandes nomes do universo rock'n'roll dentro da programação "Show Rock Cover", que acontece todas as quintas-feiras de agosto, às 19h30, na Praça de Alimentação. Os shows são gratuitos e abertos ao público. A programação especial é uma homenagem ao Dia dos Pais.

Hoje, a apresentação será da banda cover Pearl Jam Ribeirão, que irá reproduzir de maneira única as músicas da banda norte-americana e promete embalar o shopping com um repertório repleto de canções que marcaram várias gerações. O público é convidado a curtir sucessos da banda, como "Black", "Even Flow" e "Last Kiss", entre outros hits. Na próxima quinta-feira, dia 25, será a vez da banda Legião Urbana Cover subir ao palco para encerrar a programação do Show Rock Cover.

O shopping também reservou atrações para o público infantil. Nos dois próximos finais de semana, haverá oficinas de Slime nos sábados e domingos (dias 20, 21, 27 e 28), com sessões às 14h, 15h, 16h e 17h. Destinada a crianças de 4 a 14 anos, a atividade é gratuita e ocorre no piso superior, próximo à Praça de Eventos. As vagas são limitadas, por isso, haverá distribuição de senhas no local no início da primeira sessão.

Considerada a série de televisão mais cara da história, O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder foi apresentada mundialmente na segunda-feira, 15, em Los Angeles (EUA) em uma luxuosa estreia com Jeff Bezos, fundador da Amazon, cuja plataforma audiovisual, a Amazon Prime Video, transmitirá a produção.

A tão esperada megaprodução será lançada em 2 de setembro no Amazon Prime com um orçamento de US$ 1 bilhão. Mas, segundo seus produtores, o custo é uma "pechincha". A produção televisiva parece ter sido uma obsessão pessoal de Jeff Bezos, o bilionário fundador da gigante do comércio eletrônico que também se tornou uma grande plataforma audiovisual.

A ambiciosa adaptação do universo criado por J.R.R. Tolkien em seus romances começou quando a Amazon Prime comprou os direitos por US$ 250 milhões, há cerca de cinco anos. Ambientada no universo Tolkien, milhares de anos antes dos eventos da famosa trilogia cinematográfica, a série deve se passar em cinco temporadas de dez episódios cada.

Bezos se juntou ao elenco de atores e diretores na estreia nos estúdios Culver, na Califórnia, na noite de segunda-feira, onde os dois primeiros episódios foram exibidos antes de um show de luzes realizado por dezenas de drones iluminados.

A produtora executiva Lindsey Weber chamou o custo de US$ 1 bilhão de uma "manchete muito chamativa sobre a qual as pessoas gostam de falar", mas prometeu que os espectadores "verão que o dinheiro está na tela". A produtora declarou que o orçamento se deve "à produção de cinco temporadas". "Se você olhar para o que custa fazer um filme de grande sucesso, somos uma pechincha em comparação", acrescentou.

A história

Os Anéis de Poder se passa 4 mil anos antes da história da trilogia O Senhor dos Anéis e do Hobbit, na Segunda Era da Terra-Média esboçada de forma fragmentada em outros livros de Tolkien.

A produção conta com um amplo elenco de atores pouco conhecidos do público internacional. Morfydd Clark e Robert Aramayo interpretam as versões mais jovens dos elfos Galadriel e Elrond, personagens já conhecidos dos fãs dos filmes.

"É uma história de aventura épica, com temas universais e um verdadeiro trabalho de amor. Todos nós trabalhamos muito nisso e espero que as pessoas gostem", disse Aramayo na estreia. "Eles construíram uma cidade, com uma doca e barcos flutuando nela. É alucinante e muito, muito incrível poder atuar em alguns desses cenários", acrescentou. (Com agências internacionais).

 O Coala Festival anunciou nesta sexta, 12, o nome Gilberto Gil como uma das atrações de sua oitava edição no lugar de Alcione que precisou cancelar sua apresentação por causa de uma cirurgia que fez na coluna. Evento será realizado nos dias 16, 17 e 18 de setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, e terá ainda Djavan, Mayra Andrade, Liniker e Tasha & Tracie e encerramento com Maria Bethânia, entre as atrações.

Para esta apresentação, Gilberto Gil terá ao seu no lado Bem Gil (guitarra e baixo), Guilherme Lírio (guitarra e baixo), Marcelo Costa (bateria) e Flor Gil (teclado e voz). "Ter o Gilberto Gil nesta edição de retomada é bastante simbólico. Ele esteve com a gente em nossa quinta edição e também no Coala VRTL, transmissão que fizemos durante a pandemia", afirmou Gabriel Andrade, sócio-fundador e curador do Coala Festival, no material enviado para a imprensa.

Brasil Trading Fitness Fair (BTFF) se prepara para ser palco de competições das mais diversas modalidades esportivas. Muita adrenalina e endorfina esperam competidores e visitantes no período de 18 a 20 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

 



Realizado desde 2017 e este ano, pela primeira vez, sob a importante bandeira do Italian Exhibition Group, um dos líderes na organização e promoção de feiras e conferências na Europa, o mais completo evento do país dedicado ao Fitness, Bem-estar e Saúde já contabiliza mais de 120 horas de programação.

 



Na lista das competições confirmadas está a Arena PRO Liga de Powerliftingprova que consiste em levantar o maior peso possível em cada um dos movimentos – agachamento, supino e peso morto, e promete reunir os melhores atletas brasileiros, bem como convidados internacionais As provas do campeonato da modalidade já estão agendadas: dias 18/11 – Feminino; 19/11 - Masculino Open; e 20/11 - Masculino Master.Muita adrenalina 

 



Com prêmios que totalizam R$ 250 mil, o Campeonato de Fisiculturismo - The Future Champion é outra iniciativa que deve atrair um grande público de aficcionados ao evento. São 8 diferentes categorias, incluindo uma específica para atletas cadeirantes. A premiação inclui R$ 8 mil por categoria com no mínimo 10 participantes e um programa de benefícios da BTFF para atletas amadores  

 



Já nos dias 19 e 20 de novembro ganha o palco o Campeonato de Crossfit - UpperJust Experience, organizado pela RX.WODNATINON Promoção de Eventos, que acumula anos de experiência na modalidade. O campeonato será em quarteto misto (2 mulheres e 2 homens) e masculino (4 homens), nas categorias iniciante, scaled e RX, com dois dias de muitas disputas. Cada atleta terá direito a um kit especial preparado pela organização do evento, além de um passe livre para aproveitar todas as atrações reunidas pela BTFF. 

 



Além dessas atrações, a edição 2022 da BTFF contará com novos setores de exposição, como os dedicados aos segmentos farmacêutico, e de produtos naturais e orgânicos, além de experiências voltadas à geração de negócios, como o Trade Day, o Programa Comprador e a Rodada de Negócios. Destaque ainda para o novo hub de conhecimento, com o BTFF Talks, as Conferências BTFF e de Nutrição, o Summit BTFFWorkshops, bem como o Podcast   

"Como limpar o vidro do box do banheiro", "receitas com sassami de frango" e "formas de dobrar roupas" são algumas das perguntas para as quais Amanda Alt, 31, já procurou respostas na internet. Até bem pouco tempo atrás, o lugar óbvio para fazer isso seria o Google, mas a gerente de projetos optou por um caminho inusitado: o TikTok.

Popular entre os mais jovens, já faz algum tempo que o app chinês deixou de ser um "aplicativo de dancinhas". Com vídeos curtos e espertos, o serviço passou a ser um repositório de conteúdo sobre praticamente qualquer assunto: de culinária e limpeza doméstica a autoajuda e conselhos amorosos.

Em pouco tempo, a nova vocação do serviço passou a desafiar o Google naquilo que tornou a companhia uma gigante: buscas.

"Um dia, percebi que estava indo primeiro ao TikTok para fazer buscas. Funciona muito bem para dicas domésticas ou receitas", diz Amanda, que utiliza o app desde 2019. "O Google tem sido menos utilizado nesses casos, porque os primeiros resultados trazem informações repetidas ou são de conteúdos patrocinados que não me interessam."

Ameaça

É uma mudança de paradigma que pode estar tirando o sono dos executivos do Google. O novo hábito afeta diretamente o negócio da companhia, que se consolidou nos últimos 24 anos como o lugar favorito da internet para realizar qualquer pesquisa.

"Em nossos estudos, cerca de 40% dos jovens não vão ao mapa ou à ferramenta de busca do Google quando procuram onde almoçar.

Eles vão ao TikTok ou ao Instagram", disse Prabhakar Raghavan, executivo da gigante da tecnologia na área de conhecimento e informação, em evento organizado pela revista Fortune em julho passado.

Segundo ele, as gerações mais novas querem conteúdo imersivo, com formatos "ricos", como vídeos.

"Essa não é a primeira vez que uma companhia desafiou a ferramenta de buscas do Google", explica Nikhil Lai, analista da consultoria americana Forrester ao jornal O Estado de S. Paulo.

O Yahoo! e o Bing (da Microsoft) também estão na corrida, mas o líder permanece com mais de 85% do mercado há 10 anos. "Mas eu não considero esses nomes como desafiantes, e sim o TikTok."

Titãs

Nascido há 6 anos, o TikTok já é um gigante, com 755 milhões de usuários ativos mensais, de acordo com a consultoria eMarketer - a firma exclui da contagem perfis falsos e de marcas, razão pela qual o número é inferior ao 1 bilhão de contas comemoradas pela ByteDance (proprietária do TikTok) em setembro de 2021.

Em dezembro do ano passado, o aplicativo chinês foi o site de maior acesso no mundo naquele mês, superando o Google.

"O aumento do tráfego mostra como o TikTok continua se adaptando e fornecendo maneiras para os consumidores descobrirem produtos", diz à reportagem o analista Greg Carlucci, da consultoria americana Gartner.

Isso, porém, não significa que o Google não esteja se movimentando para conter os avanços do concorrente. Em julho de 2021, o YouTube lançou o Shorts, serviço de vídeos curtos, verticais e rápidos - a inspiração no rival é clara. A ideia é que youtubers tenham as duas possibilidades no momento da criação.

Amanda, no entanto, revela que isso tem sido insuficiente. "Vou ao YouTube quando preciso de mais detalhes, como uma aula mais complexa ou algo que possua um passo a passo mais longo", conta ela, que ainda não foi convertida ao Shorts.

Outra manobra do Google é a inclusão de vídeos de outras plataformas na ferramenta de buscas, e não só o YouTube. Agora, conteúdos do TikTok e Instagram começam a aparecer nos resultados de pesquisas da companhia.

A luta do Google para conter o rival se justifica. "Buscas são a propriedade mais lucrativa do Google, representando 58% do total da receita da Alphabet (controladora da empresa) no primeiro trimestre deste ano", aponta Lai, da Forrester. "O Google não pode se dar ao luxo de perder essa batalha", afirma.

"Como limpar o vidro do box do banheiro", "receitas com sassami de frango" e "formas de dobrar roupas" são algumas das perguntas para as quais Amanda Alt, 31, já procurou respostas na internet. Até bem pouco tempo atrás, o lugar óbvio para fazer isso seria o Google, mas a gerente de projetos optou por um caminho inusitado: o TikTok.

Popular entre os mais jovens, já faz algum tempo que o app chinês deixou de ser um "aplicativo de dancinhas". Com vídeos curtos e espertos, o serviço passou a ser um repositório de conteúdo sobre praticamente qualquer assunto: de culinária e limpeza doméstica a autoajuda e conselhos amorosos.

Em pouco tempo, a nova vocação do serviço passou a desafiar o Google naquilo que tornou a companhia uma gigante: buscas.

"Um dia, percebi que estava indo primeiro ao TikTok para fazer buscas. Funciona muito bem para dicas domésticas ou receitas", diz Amanda, que utiliza o app desde 2019. "O Google tem sido menos utilizado nesses casos, porque os primeiros resultados trazem informações repetidas ou são de conteúdos patrocinados que não me interessam."

Ameaça

É uma mudança de paradigma que pode estar tirando o sono dos executivos do Google. O novo hábito afeta diretamente o negócio da companhia, que se consolidou nos últimos 24 anos como o lugar favorito da internet para realizar qualquer pesquisa.

"Em nossos estudos, cerca de 40% dos jovens não vão ao mapa ou à ferramenta de busca do Google quando procuram onde almoçar.

Eles vão ao TikTok ou ao Instagram", disse Prabhakar Raghavan, executivo da gigante da tecnologia na área de conhecimento e informação, em evento organizado pela revista Fortune em julho passado.

Segundo ele, as gerações mais novas querem conteúdo imersivo, com formatos "ricos", como vídeos.

"Essa não é a primeira vez que uma companhia desafiou a ferramenta de buscas do Google", explica Nikhil Lai, analista da consultoria americana Forrester ao jornal O Estado de S. Paulo.

O Yahoo! e o Bing (da Microsoft) também estão na corrida, mas o líder permanece com mais de 85% do mercado há 10 anos. "Mas eu não considero esses nomes como desafiantes, e sim o TikTok."

Titãs

Nascido há 6 anos, o TikTok já é um gigante, com 755 milhões de usuários ativos mensais, de acordo com a consultoria eMarketer - a firma exclui da contagem perfis falsos e de marcas, razão pela qual o número é inferior ao 1 bilhão de contas comemoradas pela ByteDance (proprietária do TikTok) em setembro de 2021.

Em dezembro do ano passado, o aplicativo chinês foi o site de maior acesso no mundo naquele mês, superando o Google.

"O aumento do tráfego mostra como o TikTok continua se adaptando e fornecendo maneiras para os consumidores descobrirem produtos", diz à reportagem o analista Greg Carlucci, da consultoria americana Gartner.

Isso, porém, não significa que o Google não esteja se movimentando para conter os avanços do concorrente. Em julho de 2021, o YouTube lançou o Shorts, serviço de vídeos curtos, verticais e rápidos - a inspiração no rival é clara. A ideia é que youtubers tenham as duas possibilidades no momento da criação.

Amanda, no entanto, revela que isso tem sido insuficiente. "Vou ao YouTube quando preciso de mais detalhes, como uma aula mais complexa ou algo que possua um passo a passo mais longo", conta ela, que ainda não foi convertida ao Shorts.

Outra manobra do Google é a inclusão de vídeos de outras plataformas na ferramenta de buscas, e não só o YouTube. Agora, conteúdos do TikTok e Instagram começam a aparecer nos resultados de pesquisas da companhia.

A luta do Google para conter o rival se justifica. "Buscas são a propriedade mais lucrativa do Google, representando 58% do total da receita da Alphabet (controladora da empresa) no primeiro trimestre deste ano", aponta Lai, da Forrester. "O Google não pode se dar ao luxo de perder essa batalha", afirma.

No Internet Connection