Independente busca segunda vitória consecutiva no Pradão

Esportes
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Edmar Ferreira

O clima é outro no Independente após a vitória diante do XV de Jaú por 1 a 0, no meio de semana, gol do japonês Kaishi Endo no segundo tempo. O resultado tirou o Galo da zona do rebaixamento e deu esperanças com uma vaga na segunda fase do Campeonato Paulista da Série A-4.
O técnico Ângelo Foroni rasgou elogios ao elenco qualificado do Penapolense, que tem entre os líderes o volante França, ex-Palmeiras e Inter de Limeira. Tem também o centroavante Flay, artilheiro do Independente em 2023, com sete gols.
Uma vitória diante do Penapolense, hoje às 19h, no Pradão, vai colocar o Independente na briga por uma das oito vagas da próxima fase. Com 10 pontos, o Galo está a apenas quatro do Rio Branco, que fecha o G-8, restando cinco rodadas para o fim. E tem confronto direto com o Tigre na última rodada, no Décio Vitta.
Novamente Foroni tem problemas para escalar o Independente. O lateral-esquerdo Ryan Souza está com suspeita de dengue e ontem não treinou. O jogador retornaria de suspensão, uma vez que foi expulso na derrota para o Grêmio São-Carlense por 2 a 0, fora de casa. Sendo assim, o zagueiro Marlon, que foi improvisado na posição e agradou o treinador, terá uma nova oportunidade no setor.
No ataque, o centroavante Diego Costa recebeu o terceiro cartão amarelo e fica de fora. O camisa nove vem tendo boas apresentações, mas convive com o jejum de gols. Já são nove partidas sem balançar a rede.
Foroni tem com opções o velocista Guerrón e o centroavante Pedro. No coletivo de ontem, o comandante escolheu Guerrón, autor da assistência para o gol de Kaishi Endo. Neste caso, Israel sairá do extremo para jogar centralizado, com Robert na outra ponta.
No meio de campo a novidade é o retorno do capitão Guilherme Prates, que cumpriu a suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. Ele volta no lugar de Henrique, expulso contra o XV de Jaú.
Segundo o historiador Kina Mercuri, Independente e Penapolense não se enfrentam há oito anos. O último encontro aconteceu em 24/02/2016, pela Série A-2. O Galo venceu por 2 a 0, no Pradão, com dois gols de Romarinho.
Os dois primeiros confrontos aconteceram na segunda fase do Campeonato da Segunda Divisão de 1973. No quadrangular onde só passava o campeão, estavam Independente, Penapolense, Fernandópolis e Osvaldo Cruz.
O primeiro jogo foi em Penápolis, no dia 04/11/73, e terminou empatado por 2 a 2. Os dois gols galistas foram de Nestor. No jogo de volta, em 18/11/73, vitoria galista por 3 a 0, gols de Careca (dois) e Nestor. Para os saudosistas, eis o time daquele confronto: Hélio Saconi, Melo (autor do Hino), Candian, Bassinho e Dadona; Chiquinho e João Ferraz; Beto Badê, Careca (Betão), Nestor e Osvaldinho (Luizinho). Tecnico - Badê.
O Independente foi campeão do Grupo 1 e enfrentou na final a Cafelandense, campeã do Grupo 2. Finais em dois jogos, com o Galo levantando o troféu em Cafelândia nos pênaltis, depois de dois empates por 1 a 1.
No total de confrontos, foram realizados seis jogos, com duas vitórias do Galo, uma da Penapolense e três empates. O alvinegro marcou nove gols e sofreu cinco.
No Pradão foram quatro confrontos, com duas vitórias galista, uma da Penapolense e um empate. O Galo marcou sete gols e sofreu três.

Ty Sandows
O meia-atacante Ty Sandows está de volta ao Independente. O sul-africano foi inscrito no lugar do meia Thales, que rompeu o ligamento cruzado do joelho contra o Jabaquara, em Santos.
Ty, de 29 anos, foi revelado na base do São Paulo, mas se projetou no profissional do Grêmio, onde foi pinçado pelo técnico Renato Gaúcho.
Ty participou de toda a pré-temporada do Independente com Petterson Martins. Mas sua documentação nunca ficava pronta, o que deixava irritado o ex-treinador. Depois de algumas rodadas, o jogador deixou o clube.
Com a lesão de Thales, Foroni, que já trabalhou com Sandows, pediu o seu retorno. O jogador é velocista, driblador e pode ajudar muito o Independente nesta reta final da Série A-4.

Independente x Penapolense
Independente - Davi Borelli; Carlinhos, Índio, Marcos e Marlon; Guilherme Prates, Luís Henrique e Mael; Guerrón, Israel e Robert. Técnico - Ângelo Foroni.
Penapolense - Romário; Leandro, Pablo Ricardo, Torres e Gustavo; França, Alex Guedes e Paulinho; Paulista, Garrincha e Cauê Caruso. Técnico - Oscar de Souza.
Árbitro - Rafael Gomes Félix da Silva
Local - Pradão, às 19h.

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection