Alunos de Limeira lançam jornal sobre a história da escola

A turminha do "Sistema de Redação Benedicta" desdobrou-se para produzir o conteúdo das dez páginas do folhetim (Foto: Divulgação)

Local
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Matérias, biografia, novidade na escola, jogo gramatical, sugestão de livros literários, história em quadrinhos, passatempo e entrevista. Tudo isso foi elaborado pelos alunos do 4º ano 2, da Emeief Profª. Benedicta de Toledo. Assim, nasceu a o "Jornal Benedicta", ou simplesmente "JB", como passou a ser chamado pelos estudantes. O lançamento oficial aconteceu no último sábado (30), com exibição de um “making off” do jornal.

A primeira edição teve tiragem inicial de 25 exemplares, mais que o suficiente para entregar a cada um dos 23 integrantes da classe.A professora da turma e "redatora-chefe" do jornal, Amanda Bonato de Góes, contou que a leitura de uma reportagem sobre a ursa Rowena, morta em 2019, despertou o interesse dos alunos pelo gênero noticioso. Dando prosseguimento à atividade, ela pediu que eles relatassem um fato vivenciado na escola.

O resultado, segundo ela, foi melhor que o planejado. Na editoria de entrevista, os alunos escolheram a diretora da escola, Regiane Pietra Fesa Bonifácio. Já em "novidade na escola", o jornal trouxe informações do projeto de catalogação das árvores frutíferas no perímetro escolar, que o 4º ano iniciará no segundo semestre. Foi, ainda, criado um e-mail para receber sugestões para as próximas edições.

Com idades variando de nove a dez anos, a turminha do "Sistema de Redação Benedicta" desdobrou-se para produzir o conteúdo das dez páginas do folhetim. Uma das alunas classificou a experiência como "incrível", sobretudo pela possibilidade de "escrever suas próprias histórias". Para o "JB", a aluna relatou uma briga com duas colegas. "Mas agora já está tudo bem", advertiu Melissa Félix do Nascimento.

Para divulgar o lançamento do jornal, a professora e seus alunos produziram uma peça audiovisual, intitulada "As coisas incríveis que a escola faz". Trata-se de um vídeo com uma versão poética sobre o "making off" do jornal. A inspiração veio do poema "A bailarina", de Cecília Meireles. Esbanjando criatividade, o vídeo tem quatro minutos de duração e está disponível no Youtube. O link é: https://www.youtube.com/watch?v=DFi0zKY2j.

 

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection