Movimento Inclusivo é lançado em Limeira

Cartilha inédita orienta, sensibiliza e conscientiza os comerciantes a implantarem e melhorarem a acessibilidade (Foto: Adilson Silveira)

Local
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Com o objetivo de orientar, sensibilizar e conscientizar os comerciantes e atendentes do comércio de Limeira para a melhoria no atendimento às pessoas com deficiência, foi lançado ontem, na sede da AINDA – Associação Integrada de Deficientes e Amigos, o projeto Movimento Inclusivo.

O lançamento contou com apresentação do grupo Down Dance Brasil, formado em 2017 pela AEL – Associação Amigos Especiais de Limeira, que foi premiado recentemente na Argentina. Coordenado pelo professor Bhetto Bastelli, a apresentação animou e sensibilizou os presentes.

O evento teve abertura com Kédima Silva, gerente da AINDA, que falou sobre como o projeto nasceu e pôde se desenvolver com a participação de diversas entidades e o apoio e patrocínio de parceiros do município. “A união de todas as entidades foi muito importante, pois cada uma trouxe uma dificuldade enfrentada pelo seu público atendido”, afirmou.

A campanha será divulgada por meio de uma cartilha, intitulada “Comércio para Todos”, que apresenta relatos a respeito da dificuldade vivenciada pelas pessoas com deficiência ao frequentarem os estabelecimentos comerciais. “De forma lúdica, contamos histórias sobre a realidade dessas pessoas”, afirmou o diretor da Mira Publicidade e ilustrador da cartilha, Ademilson Araújo. “Queremos motivar a sociedade a repensar a questão da inclusão”, salientou.

O chefe do setor de Garantias dos Direitos das Pessoas com Deficiência da prefeitura da Limeira, Douglas Robinho, comentou sobre os avanços conquistados pelas pessoas com deficiência, mas que existem muitas barreiras a seres derrubadas. O prefeito Mário Botion parabenizou a iniciativa e a mobilização conquistada para que o projeto se materializasse.  “Algumas pessoas têm limitações que precisam ser atendidas de maneira correta, em especial no comércio”, completou o prefeito.

Outros parceiros e apoiadores do projeto são: Mix Gráfica e Impressos, Mira Publicidade, Sicomércio – Sindicato do Comércio Varejista de Limeira, ACIL – Associação Comercial e Industrial de Limeira e o Fundo Social de Solidariedade. A ARIL – Associação de Reabilitação de Limeira, o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o Centro Educacional João Fischer e a APAE Limeira são entidades parceiras e divulgadoras, além da AINDA e da AEL. 

O presidente da Acil ressaltou a necessidade de garantia do direito à acessibilidade nos estabelecimentos comerciais. “Certamente essa campanha será um sucesso, pois os comerciantes vão se sensibilizar de que é preciso receber adequadamente as pessoas com deficiência”, relatou José Mário Bozza Gazzetta.

Representando a USTL (União Sindical dos Trabalhadores de Limeir) e o Sinecol, Paulo César da Silva, destacou a importância da unidade para ações de resultado. "De certa maneira, todos somos deficientes, todos temos deficiências, e todos temos que ser tratados e atendidos no comércio da maneira mais adequada. Sindicatos patronais e de trabalhadores devem se unir neste sentido".

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection