Nutricionistas dão dicas de alimentação no home office

Divulgação

Local
Ferramentas
TIPOGRAFIA

“Em tempos de isolamento social e home office, trabalhar a sua versatilidade é fundamental”, dizem nutricionistas

Com a pandemia provocada pelo coronavírus, o sistema de trabalho home office passou a ser adotado pelas empresas e, consequentemente, trabalhadores ficam mais tempo no ambiente domiciliar. Com isso, a alimentação, em muitos casos, é prejudicada, mas é possível aliar o trabalho em casa com uma alimentação saudável.

O setor de Nutrição do Espaço Saúde Medical, hospital do Sistema Hapvida, dá dicas para quem busca se alimentar de forma adequada durante a pandemia.

A orientação inicial das nutricionistas Adriele Josiane da Rocha André e Ana Cristina Bucci é sobre a oportunidade que o momento de confinamento oferece, principalmente sobre a organização das tarefas do dia a dia. “As diversas responsabilidades se mantêm nesse período de confinamento, trabalhando home office, e mesmo assim muitas vezes não sobra tempo para nós mesmos, nem mesmo para adquirirmos uma alimentação saudável. Mas é preciso ter atenção, pois é importante cuidarmos da nossa saúde, e sem radicalizar para isso. Esse momento mais recluso tem seus desafios, mas também pode favorecer alguns processos como a oportunidade de organizar e executar com calma as tarefas do seu dia a dia e organização é a palavra-chave quando o assunto é saúde. Não dá para deixar de lado os cuidados com a alimentação e muito menos mandar lembranças para o comportamento sedentário”, explicaram.

Adriele e Ana citam que, nesse período de pandemia, é necessário ter versatilidade. “Em tempos de isolamento social e home office, trabalhar a sua versatilidade é fundamental. Colocando em prática estas dicas certamente você se sentirá melhor e mais disposto”, finalizaram.

Dicas das nutricionistas para uma alimentação saudável

Alimente-se devagar

Alimentar-se rápido demais nos deixa com a sensação de peso, de sono e faz com que comamos mais do que o necessário também. Para evitar, desligue aparelhos durante as refeições, pois estes podem disparar a ansiedade e fazer comer depressa. Sempre que possível, saboreie a comida

Beba, no mínimo, 2 litros de água por dia

Precisamos de água, pois nosso sangue é composto por 90% dela, e nosso corpo pode variar entre 50% e 75%, então cada vez que perdemos líquido, como no suor é preciso repor. A água faz uma limpeza em todo organismo, hidrata a pele e é, por ela, que vitaminas e minerais chegam nas células do corpo.

Reduza os níveis de açúcar

É importante reduzir não só o açúcar de adição, mesmo sendo açúcar orgânico, mascavo ou mel, mas também o açúcar presente nos alimentos industrializados. Por isso, é tão importante fazer a leitura dos rótulos dos alimentos.

Dê preferência para alimentos integrais

Após um processo de refinamento, grande parte do valor nutricional do grão foi retirado, restando apenas o carboidrato. Prefira as opções integrais do macarrão, arroz, pão, entre outros, que ainda preservam os nutrientes naturais. Fique atento para não ser enganado, pois o único tipo de farinha na lista de ingredientes do produto deve ser “farinha de trigo integral”. Se tiver outro tipo, o produto não é 100% integral.

Inclua alimentos orgânicos na alimentação

Estes são preferidos, pois são produzidos sem utilização de agrotóxicos e conservantes, que são substâncias maléficas para o organismo. Caso não seja possível encontrar nesta versão, opte sempre pelas frutas, verduras e legumes da época.

Aposte em lanches saudáveis

Prepare lanches saudáveis com alimentos naturais, por exemplo, mix de castanhas, frutas secas, sanduíche natural e frutas frescas.

Privilegiar alimentos in natura, ou minimamente processados, são excelentes alternativas para limitar os processados e evitar os ultraprocessados.

Coma a salada primeiro

No almoço e no jantar, sempre comece as refeições com a salada, especialmente as frias de folhas verdes, pois são ricas em nutrientes e vitaminas, e excelentes fontes de fibras que irão proporcionar saciedade. Lembre-se de montar uma salada bem colorida e adicionar um bom azeite extra virgem.

Consuma frutas todos os dias

As frutas são excelentes alimentos, pois são ricas em fibras, vitaminas, minerais e atuam sempre de forma benéfica em nosso organismo. Consumir no mínimo três porções diferentes por dia, para desfrutar de todos os benefícios que elas apresentam.

Faça de 4 a 6 refeições por dia em pequenas porções

O objetivo é evitar picos de fome durante o dia e evitar comer mais que o necessário na próxima refeição, assim, o organismo estará bem nutrido. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, comer de forma regular, devagar e com atenção é uma boa maneira de controlar naturalmente o quanto comemos. Importante lembrar que é necessário avaliar os sinais de fome e adequar a rotina de trabalho com a alimentação.

Atividade física em casa

Importante usar a criatividade e improvisar exercícios para se manter ativo. Até mesmo algumas tarefas domésticas do dia a dia podem ser aliadas contra o comportamento sedentário.

Saúde intestinal

Estudos indicam que probióticos podem contribuir para a redução de estresse e ansiedade. Apesar de as bactérias geralmente serem associadas a doenças, existem muitas delas que fazem bem ao corpo, especialmente aquelas que vivem no intestino.

Essas bactérias compõem a chamada flora intestinal ou microbiota do aparelho digestivo e têm grande importância na manutenção da saúde. Mas, se houver um desequilíbrio nas populações bacterianas, inclusive com aumento de micróbios nocivos, diversas doenças podem se desenvolver. E é aí que entram os alimentos com probióticos.

Cuide da saúde mental

As pessoas são seres sociáveis. Por esse motivo, ficar mais recluso em casa pode prejudicar a saúde mental. Use a tecnologia ao seu favor para fazer ligações de áudio ou vídeo para quem mora longe. Porém, é importante limitar o uso das redes sociais. Além disso, há muitas opções para se fazer off-line, como ler livros, ver filmes e escutar música. Dormir bem também é um exercício fundamental para manter a sua mente sã. O cuidado de organizar o ambiente, suas demandas domésticas e de trabalho te ajuda a diferenciar o horário de trabalho e descanso.

Atenção com o cigarro

Para quem é fumante, um período ocioso ou de estresse pode servir como gatilho extra. Além da dependência química, as emoções também podem estar por trás do hábito de fumar. A dica para não cair em tentação é tentar se afastar do que remete ao cigarro, alimentar-se bem, contar com o apoio dos entes queridos e dedicar-se a alguma atividade que seja prazerosa. Parte do que sentimos, como ansiedade, raiva, estresse e tristeza, pode ser amenizado com a prática da meditação e atividade física, por exemplo. E, lembre-se, quem fuma é mais suscetível à doença, por isso é hora de evitar o cigarro.

 

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection