Cordeirópolis celebra memória de dona Ignês de Oliveira  

Cordeirópolis
Ferramentas
TIPOGRAFIA

 

Neste mês de julho, a Prefeitura de Cordeirópolis destaca a celebração da memória de dona Ignês de Oliveira Cassiano. Mulher negra, neta de escravos, moradora de Cordeirópolis que transformou a luta do povo negro e o apoio das causas sociais.

“Nas décadas de 60,70,80, foi pioneira na luta contra a desigualdade racial e exclusão na cidade. A Sociedade Beneficente e Recreativa Princesa Isabel, atual Clube Princesa Isabel, foi construída por ela para acolher a população negra, que não era aceita em outros clubes, portanto, não tinham acesso à cultura, lazer e entretenimento”, informou em nota.

O albergue e o Asilo Santa Ignês, também foram fundados pela ativista na mesma época. As instituições ficavam localizadas na Rua Sete de Setembro. No espaço, Ignês atendia idosos, moradores de rua, mulheres e filhos desabrigados, proporcionava alimentação, encaminhamento para emprego e auxílio na regularização de documentos pessoais.

De autoria da então vereadora na época e hoje vice-prefeita Fátima Celin, a Lei Municipal nº 2.795, de 3 de março de 2012, instituiu o 25 de julho como "Dia de Ignes de Oliveira Cassiano" e também da "Dia da Mulher Negra", para dar visibilidade, reconhecimento à presença e à luta das mulheres dessa cidade. O CRAS do Jardim Progresso inaugurado em 2021 pela atual administração, leva o seu nome e seu legado.

 

Foto Divulgação
Neste mês, cidade celebra história de dona Ignês de Oliveira Cassiano

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection