Cães da GCM se destacam e ajudam no combate ao crime

Segurança
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Translator
 
 
 

Translator
 
 
 

Apolo, 2 anos, Bono, 3 anos, e Safira, 8 anos. O trio, da raça Pastor Belga de Malinois, integra o Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira, grupamento criado em 2018, por meio de lei. Os cães são especialistas na localização de drogas e armas de fogo. Com faro apurado, eles atuam no patrulhamento e prestam apoio a operações da GCM, Polícia Militar, Polícia Civil e da Polícia Rodoviária e também participam de atividades educativas em escolas.


Os cães são selecionados para o Canil logo após o nascimento, com base em critérios como personalidade, porte físico, sociabilidade, adaptabilidade, presença de impulsos e genética. Aos 2 meses, começam a vivenciar diferentes situações, andam nas viaturas, passam por locais com aglomeração de pessoas, entram em contato com outros animais e são expostos tanto aos ruídos naturais (chuva) quanto aos provocados pelas atividades humanas.


Quando atingem 8 meses, iniciam de fato o treinamento, em uma área dentro do próprio Canil, no bairro Nossa Senhora do Amparo. Segundo o comandante da GCM, André Hailer, a preparação baseia-se nos impulsos de caça (hunt drive), de perseguir a presa em movimento (prey drive), de brincar (play drive) e de motivação por comida (food drive).
O processo leva em torno de 90 dias, quando é feita a transição para os ambientes não controlados, ou seja, as ruas. Paralelamente, o cão participa de sessões de condicionamento físico, que envolvem exercícios de natação, corrida na esteira e até mesmo escalada. Para apurar o faro do animal, os GCMs utilizam um produto denominado Nose, elaborado com partículas das substâncias que o cão precisará identificar, no caso, drogas e explosivos. O frasco com o Nose é escondido em algum local (dentro do carro ou em uma área verde), quando o animal “descobre” a substância, senta-se e olha para seu condutor, sinalizando a suspeita. Nesse momento, o cão recebe uma “recompensa”, a brincadeira com a bolinha.  

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection