Centro de Cuidado para Idosos é aprovado por unanimidade

Local
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Os Centros Dia para idosos é um conceito que tem por objetivo promover a saúde física, mental e social da 3ª idade

O projeto de lei apresentado pela vereadora Constância Félix vai regulamentar os estabelecimentos denominados de Centro de Cuidado Diurno para Idosos. Esses locais são diferentes de asilo, uma vez que o objetivo é que o idoso passe o dia desenvolvendo diversas atividades em contato com outros idosos e sob supervisão de profissionais capacitados para atender suas necessidades.

O projeto foi elaborado em 2017, o primeiro ano de mandato da vereadora, no entanto, precisou de readequações e um substitutivo.

De acordo com Constância, o Centro Dia se enquadra na aérea social e por essa razão ela recebeu sugestões de profissionais do Ceprosom. “Após tomar conhecimento do projeto o Ceprosom, encaminhou parecer sugerindo alterações para melhor adequação. As sugestões foram acolhidas e elaboradas em substituto. Ouvimos também algumas instituições que prestam serviço nessa área”, explica.

Constância explicou que esse projeto está em mente desde a época em que esteve à frente do Fundo Social, quando era primeira dama. Na época, motivada pela queixa de filhos que precisavam trabalhar mas não podiam deixar os pais sozinhos em casa, ela criou uma espécie de creche para idosos, contudo, ainda não se tratava de um projeto com as regulamentações adequadas.

“Essa proposta permite que o idoso seja acolhido durante um ou dois turnos, geralmente enquanto a família trabalha ou não consegue dar o suporte necessário. Ele não chega a pernoitar e no final do dia ele retorna para casa junto de seus familiares”, esclarece. A parlamentar salienta também a importância da inclusão social na vida dos idosos, além da qualidade de vida que deve ser prioridade. “A regulamentação desse projeto garante segurança e bem-estar tanto para esses idosos quanto aos profissionais que irão acompanhá-los”, reforça.

O projeto que foi aprovado por unanimidade na última sessão, regulamenta também o quadro de profissionais necessários para atender as demandas.

A vereadora Lu Bogo parabenizou a autora e justificou seu voto destacando a importância do projeto para a cidade. “Além do lazer e dos cuidados, para o idoso, é essencial essa interação social fora de casa”, diz.

Já o vereador Dr. Júlio, também considera a proposta de grande valia e ressaltou que no geral, a pessoa idosa perde a capacidade de lidar com os horários de ingestão dos remédios, por exemplo, e, durante o dia enquanto seus familiares ou cuidadores não estão, ela vai poder contar com assistência dos profissionais para tomar seus remédios corretamente. Durante sua justificativa, o vereador lembrou que no Brasil, os idosos não são valorizados. “No Japão, por exemplo, a velhice é considerada sinônimo de sabedoria e respeito. “Lá fora o idoso é enaltecido e respeitado, já aqui, ele é renegado e rejeitado. Precisamos neutralizar os estereótipos e preconceitos acerca do idoso e entender que eles podem contribuir muito com sua experiência e sabedoria”, desabafa. Dr. Júlio conclui pedindo celeridade ao executivo para que esse projeto seja colocado em prática.

 

População Idosa

O Brasil está envelhecendo em ritmo acelerado em comparação com outras nações. Atualmente, o país conta mais de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. De acordo com os dados mais recentes do IBGE, em 2030, a previsão é de que o Brasil tenha a quinta população mais idosa do mundo. O número de idosos, pela primeira vez, vai superar o de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.

Constância completou dizendo que esses dados evidenciam que a situação exige o desenvolvimento de novas políticas públicas que atendam de forma adequada e eficaz a essa parcela da população. “Devemos trabalhar para regulamentar e fomentar serviços que supram a lacunas desta área, oferecendo um atendimento humanitário, valorizando a pessoa idosa e respeitando suas limitações, além de proporcionar melhor convívio familiar, ampliando as possibilidades de acesso a serviços e garantia de direitos, proporcionando-lhes melhores condições de vida”, finaliza.

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection