Limeira é destaque nacional em casos de covid

Folha de S.Paulo

Local
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Situação é constatada pela Folha de S.Paulo, que utilizou um modelo estatístico de pesquisadores da USP

O ritmo de contágio da covid-19 em Limeira está acelerado, ou seja, crescimento rápido de novos casos, conforme aponta a Folha de S.Paulo, que monitora diariamente a situação de estados e municípios. Limeira é a única do Estado de São Paulo em destaque no levantamento nacional. Cidade vizinhas, como Piracicaba e Americana, aparecem em condições melhores e o ritmo de contágio está estável. Campinas, com mais de um milhão de habitantes, também tem número constante de novos casos. Rio Claro aparece com número de novos casos em queda.
O modelo estatístico foi desenvolvido pelos pesquisadores Renato Vicente, professor do Instituto de Matemática da USP e membro da rede Covid Radar, e Rodrigo Veiga, doutorando em física pela USP, para monitorar a aceleração da doença em diversas cidades.
As classificações são inicial (poucos casos), acelerado (crescimento rápido de novos casos), estável (número constante de novos casos, mas ainda em volume significativo), desacelerado (número de novos casos em queda), reduzido (poucos ou nenhum novo caso) e sem casos registrados ou local com menos de 100 mil habitantes.
A análise levou em consideração municípios com 100 mil habitantes ou mais, que em geral têm dados mais consolidados e estáveis sobre a doença.
O modelo se baseia na evolução dos casos em cada local (cidade, estado, país) e tem como parâmetro um intervalo de 30 dias, com mais peso para o período mais recente. Com isso, é medida a aceleração da epidemia, ou seja, a forma como o número de novos casos cresce ou diminui. Os números são atualizados diariamente (a cada atualização, o dia mais antigo da série de 30 dias sai do cálculo).


Baixa testagem da população limeirense

Limeira testou 5% da população contra a covid-19, enquanto Cordeirópolis e Iracemápolis atingiram 15% e 10%, respectivamente, conforme a Gazeta mostrou. A testagem é considerada uma das ferramentas primordiais para o controle da disseminação do vírus.
O município também atingiu nível de isolamento igual ao de outras cidades, como Americana, Piracicaba e Rio Claro, que não estão com contágio acelerado, como mostrou o monitoramento da Folha de S. Paulo.


Isolamento igual, mas transmissão em ritmo diferente

Limeira e estas cidades citadas, em agosto, estavam com taxa média de isolamento de 40%, conforme o Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo.


Cidade registra 215
mortes pela doença

Com mais um óbito confirmado ontem, de um homem, de 45 anos, Limeira contabiliza 215 mortes decorrentes da covid-19. Ainda havia um em investigação.
A ocupação na UTI da Unidade de Referência Coronavírus (URC) subiu nestes últimos dias e ontem estava em 82,9% com 34 internações. Em leitos clínicos, havia 25 pessoas internadas, o que representa 52,1% de ocupação. Nos leitos de suporte ventilatório, havia um paciente.
De acordo com atualização da Secretaria de Saúde, em 24 horas foram confirmados 164 novos casos de covid, o que totaliza 8.603 confirmações.

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection