Limeirenses de coração: "Essa cidade acolhe bem os irmãos de outros estados"

Família que se estabeleceu em Limeira agradece a acolhida

Local
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Severino Cícero de Andrade e Maira Euflazia Feitosa de Almeida Andrade vieram de Recife, em Pernambuco, para formarem família em Limeira. O objetivo era buscar uma nova expectativa de vida na época, que há 60 anos, já era promissora quando se falava do estado de São Paulo. E muito sofrida nas condições que viviam no nordeste, com poucos recursos e estudo.

Para ter condições de uma moradia digna com comida na mesa após o casamento, os dois resolveram tentar a vida em Limeira. Severino veio com o talento para os trabalhos manuais e a roupa do corpo e, anos depois, se consolidou na cidade e no mercado de trabalho. Josias, o filho mais velho do casal, que hoje tem 59 anos, já nasceu em um hospital limeirense, assim como seus outros quatro irmãos. "Meu pai foi um lixador de taco muito conhecido na cidade, que sempre nos deu um orgulho imenso. Era analfabeto, mas uma das pessoas mais inteligentes que conheci", elogia.

Foi assim que Severino criou seus cinco filhos, Josias, Silvia Helena (que já faleceu), Regina Lúcia, de 53 anos, Ana Elizabete, de 50 e Gisele, de 40 anos, a caçula da família. Um trabalho árduo, de sol a sol, mas que colocava comida na mesa de uma família bastante grande. Hoje, além dos filhos, Severino e Maira já somam 7 netos : Bruno , Carla Rafael , Josias Eduardo , Vinicius , Isabela e Maria Eduarda e 6 bisnetos: Caio, Laura, Fernanda, Lara, Chloe e Manu. Uma vida repleta de felicidade e orgulho, segundo Josias. Afinal, Severino conseguiu ver não apenas ele mesmo, como também os filhos posicionados no mercado e com casas próprias antes de falecer, há três anos.

"Meu pai veio a Limeira sem saber escrever e se orgulhava de dizer sempre que através do trabalho conseguiu ter uma casa, formar os filhos e ver que cada um tinha onde morar. Ele viu essa grande conquista, que é toda dele e de minha mãe", diz. O sentimento é de gratidão. "Limeira obrigado por tudo que tem proporcionado a minha família, eu com minhas irmãs nascemos e crescemos aqui, tudo que temos é graças ao dinamismo e as possibilidades que ela nos deu. Essa cidade acolhe muito bem os irmãos de outros estados, nós somos testemunhas disso", comenta.

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection