Buraco de mais um metro de profundidade era manutenção da BRK Ambiental
Uma vala na Via Luiz Varga (anel viário), nas imediações da Vila Camargo, praticamente engoliu a frente de um automóvel ocupado por cinco pessoas, duas delas crianças. O acidente ocorreu na noite de domingo e o buraco foi aberto pela concessionária BRK Ambiental, que administra os serviços de distribuição e tratamento de água em Limeira. Uma das vítimas, o condutor do veículo, ainda estava internado até a tarde de ontem.
As vítimas seguiam num Ford Ka e, posteriormente, informaram à Polícia Militar que o entorno do buraco não havia sinalização adequada, apenas uma fita ao redor da vala tinha sido colocada. A situação piorou por causa da forte chuva, que encheu o buraco de água.
O condutor do automóvel, T.V.A., de 34 anos, entrou com o automóvel no buraco e a parte da frente ficou submersa. O rapaz foi retirado do automóvel por agentes do Corpo de Bombeiros e socorrido na Santa Casa pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As demais vítimas são D.S., de 33 anos, M.S., de 36 anos, e duas crianças, uma de 10 e outra de 6 anos. Populares socorreram os demais para a Unimed e, conforme os PMs, com exceção do motorista, os passageiros sofreram ferimentos leves.
Agentes de trânsito ajudaram a conter o tráfego e uma funcionária da BRK acompanhou os trabalhos policiais. De acordo com os PMs, uma equipe de manutenção da concessionária tomou as providências no local enquanto a ocorrência era registrada.
Os policiais descreveram no registro policial que o buraco tinha cerca de quatro metros de largura por cinco de comprimento, além de aproximadamente um metro e meio de profundidade. O acidente foi atendido pelos PMs cabo Vinícius e soldado Binotti.
Ontem, a Santa Casa informou que o motorista passou por avaliação da equipe de neurologia e seu estado era estável.
PROVIDÊNCIAS
A concessionária e a Prefeitura de Limeira foram questionadas sobre o caso. A BRK Ambiental informou que "realizou neste domingo um reparo emergencial em um vazamento de rede no local. O serviço foi concluído no início da tarde e prontamente sinalizado, aguardando o reaterro. Por conta da forte chuva que caiu na cidade, o serviço só pode ser realizado no final da noite de ontem. A empresa lamenta o ocorrido e destaca que está prestando assistência às vítimas".
Já a Prefeitura esclareceu que a obra é de responsabilidade da concessionária, mas que faz a fiscalização dos serviços. "O Departamento de Saneamento e Drenagem da Secretaria de Obras e Serviços Públicos realiza a fiscalização diária dos serviços concedidos à BRK e, em todo evento em que há algum tipo de ocorrência, até mesmo por força de contrato, são realizadas notificações para que a empresa apresente respostas técnicas com a explicação do ocorrido e quais medidas foram adotadas para que os eventos não voltem a ocorrer em outras oportunidades. A partir das respostas apresentadas e, se estas não forem condizentes com as normas do contrato, todos os procedimentos são encaminhados à [agência reguladora] Ares-PCJ para que se tome as devidas providências administrativas e cabíveis". Neste caso, o departamento "notificou a concessionária e aguarda o seu posicionamento sobre o ocorrido e as providências adotadas".
De garagem interditada a contas
altas, reclamações acumulam
Foi no início deste mês que caso semelhante ocorreu na rua Pedro Elias. Na ocasião, a manutenção na rede local também teve a abertura de vala e chuva forte após o fechamento, com a queda de um carro no buraco formado, porém, sem feridos.
A reclamação das manutenções, porém, é anterior, como a Gazeta registrou em algumas ocasiões. Demora para fechamento de valas e liberação de ruas, emendas de asfalto mal feitas ocasionando desníveis são algumas das reclamações recorrentes de moradores em diversas regiões.
Outras duas situações foram registradas na semana passada. Uma delas, foi a "interdição" da garagem de uma moradora, sem aviso prévio, numa manutenção que a impediu de usar o carro. O outro caso foi das novas reclamações de aumento injustificado no valor das contas de água, não condizente com o perfil de consumo de de determinados usuários.
Questionada sobre a fiscalização desses outros problemas, a Prefeitura informou que, "quanto às reclamações de contas mais altas, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos informa que, até a presente data, não recebeu nenhum registro de reclamação da população e entende que os envolvidos têm resolvido os casos diretamente com a concessionária". (Daíza de Carvalho)