Só 5% da população foi testada e Limeira registra 128 mortes

Em 120 dias, Cordeirópolis testou 15,5 % da população para detectar a covid (Prefeitura Cordeirópolis)

Local
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Em Cordeirópolis, o índice de testagem é o triplo e ajuda a controlar a disseminação do vírus e o agravamento da doença

A realização de testes para detectar a covid-19 ajuda na identificação das pessoas contaminadas e, consequentemente, no tratamento precoce, evitando que a doença agrave. Também permite o isolamento do paciente e o controle do contágio. Em Limeira, foram realizados 17.120 testes, sendo 696 exames PCR e 16.424 testes rápidos. Os dados foram divulgados pela Prefeitura. O município tem estimativa de 306.114 habitantes e, portanto, somente 5,5% da população foi testada.
Mesmo com o envio de R$ 34 milhões do governo federal para o enfrentamento da covid em Limeira, o índice de testagem corresponde a apenas um terço do que Cordeirópolis, por exemplo, testou. Em Limeira, um projeto para testar os munícipes nos bairros, por meio da carreta, foi anunciado há mais de um mês pela Secretaria Municipal de Saúde, mas até hoje não foi colocado em prática.
Ontem, Limeira registrou 4.344 confirmações de coronavírus e 128 óbitos, com mais quatro mortes em decorrência da doença em 24 horas. A ocupação geral de leitos atingiu índices ainda mais alarmantes.

CONTROLE
A testagem faz a diferença no controle da disseminação do coronavírus. Cordeirópolis fez 3.875 testes, o que representa 15,53% da população, e prepara mutirão em empresas. Desde março, a Prefeitura tem adotado a testagem em massa, mesmo em pacientes com sintomas leves e, quando o teste é positivo, todos os comunicantes - aqueles que tiveram contato direto com o positivado, também são testados imediatamente. Como a Gazeta revelou em edições anteriores, em Limeira, além do descontrole da situação dos familiares, os próprios pacientes estão se queixando da falta de realização de testes.
Já em Cordeirópolis, até ontem, foram feitos 1.842 testes rápidos - feito a partir do 7° dia de sintoma, apresenta resultado quase imediato e aponta se o paciente produziu anticorpos, e 2.043 testes PCR - feito do 3° ao 7° dia de sintoma e é considerado o 'padrão ouro' de testes, pois apresenta resultado 100% confiável.
"Enquanto muitos municípios adotaram outras estratégias, como medir temperatura nas ruas, estamos testando e isolando os positivados, evitando que o paciente que tem o vírus e não sabe, saia de casa e transmita”, disse o prefeito, Adinan Ortolan.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nayara Bellini Motta, é o médico quem determina, no momento do atendimento, qual exame será feito. “Se for necessário fazer o teste, o médico indicará qual o melhor método, de acordo com o histórico e relato do paciente. É importante destacar que, mesmo com o êxito no combate ao vírus no município, a cada dia que passa os números aumentam, por isso é fundamental que a população colabore e não deixe de se proteger”, apontou a coordenadora.

 

Ocupação de leitos acima de 90%

A taxa de ocupação total de leitos na Unidade de Referência Coronavírus (URC), na Humanitária, era ontem de 92,3%, segundo a Secretaria de Saúde. Dos 78 leitos, 72 estavam ocupados. Somente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) eram 27 internações, dos 30 leitos disponíveis, ocupação de 90%. As pessoas internadas em leitos clínicos somavam 45, ocupação de 93,8%.
A situação dos leitos gerais era de 107 internações em UTI (ocupação de 87,7%) e 241 internações clínicas (73,5%). Ao todo, entre leitos de UTI e clínicos, a ocupação no município estava em 77,3%.

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection