Santa Casa completa 125 anos e inaugura ambulatório Rubi

Santa Casa de Limeira é referência em diversas especialidades, como a UTQ (Arquivo Gazeta)

Local
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Atendimento será nas especialidades de ginecologia, pediatria, clínica médica e multidisciplinares

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Limeira comemorou, nesta semana, 125 anos. O aniversário foi celebrado no dia 17 com um cerimônia simbólica no próprio hospital.
O provedor José Roberto Piccinin ressalta que, ao longo dos anos, a Santa Casa foi crescendo, se estruturando e qualificando. "Hoje é uma referência regional em diversas especialidades, como a Unidade de Tratamento de Queimados [UTQ], destaque por inclusive para todo o território nacional. Também somos credenciados como Hospital Ensino, ou seja, somos ativos no processo de formação do profissional médico seja na graduação [com o internato de medicina], na pós-graduação [residência médica]", ressalta.
Segundo o provedor, a Santa Casa oferece 17 programas de residência médica, é um campo prático rico de experiência e com um corpo clínico qualificado, bem como todo o corpo assistencial da instituição. Ele comenta que, quando se fala de valorização, deve-se olhar por dois pontos: a valorização da população que reconhece a importância do serviço prestado pela instituição e o poder público, que entende que hoje as entidades filantrópicas do Brasil são responsáveis por 75% do atendimento do Sistema Único de saúde [SUS] e sem elas seria impossível a formação de novos profissionais que obrigatoriamente necessitam de seus campos para vivência e o aprendizado prático. "Diante disso, hoje quando observamos o comportamento da população ao utilizar os serviços, o descaso e a falta de respeito com as regras, como jogar lixo pela janela, depredar a instituição, agredir colaboradores, é notório que a população não valoriza, infelizmente. Do poder público, podemos afirmar que é preciso que o poder federal olhe para os repasses e a forma de financiamento do SUS com urgência, pois já há uma grande descredência entre o serviço prestado e o repasse recebido. Hoje, lutamos pela valorização e investimento nesse setor, pois ainda no Brasil se tem uma ideia equivocada de filantropia. Somos filantrópicos sim e, por temos o dever de sermos sustentável financeiramente e termos capacidade de fazer investimentos, ofertamos o que a população precisa: assistência de qualidade".
Piccinin ainda comenta sobre as dificuldades atuais. "A Santa Casa de Limeira vem sobrevivendo a custa do Frei Galvão [convênio], Prefeitura e industriais da cidade há anos, pois a tabela SUS [governo federal] não mudam o valor há 16 anos", salienta.
Recentemente, a Elektro finalizou o projeto de usina de geração solar, destaque não só pela redução de custo, mas também pelo compromisso que a instituição tem com a sustentabilidade. De acordo com o provedor, a instituição tem trabalhado em diversos projetos que visam, não só a redução de custo, mas a otimização de recursos. "Temos projeto de reuso de água, gerenciamento de resíduos, continuamente trabalhamos a redução do uso de papel, seja por meio da informatização, maior de todos os processos, como também a conscientização dos colaboradores na impressão somente necessária e útil. Nosso projeto de reforma da lavanderia e passanderia, em parceira com Instituito João e Belinha Ometto, também foi focado para redução de tempo de lavagem, uso de água e a alta eficiência na higienização. Enfim, é uma lista longa de processos internos que visam a redução de custo, com a otimização inteligente dos processos", afirma.
"Se por um lado somos uma instituição tradicional com 125 anos de história, por outro, somos visionários imaginando e trilhando o caminho dos próximos 100 anos. Comprometidos com inovação e transformação constante, necessária para o desenvolvimento e aperfeiçoamento. Como provedor, parabenizo em nome da Irmandade todos que contribuíram e contribuem para Santa Casa ser o que é", afirma.

Ambulatório de
Especialidades Rubi

A Santa Casa, em parceria com a Prefeitura, vai inaugurar o Ambulatório de Especialidades Rubi, no próximo dia 28. O local contará com uma estrutura completa e moderna, e prestará serviços nas especialidades de ginecologia, pediatria, clínica médica e atendimento multidisciplinares com profissionais como fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e técnicos de enfermagem. As consultas serão agendadas no próprio ambulatório e que, além das atividades médicas, serão trabalhados temas com a prevenção e educação em saúde todos.

 

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection